/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Biblioteca Municipal recebe exposição sobre Cora Coralina


Biblioteca Municipal recebe exposição sobre Cora Coralina

Mostra que integra a Semana do Livro permanece para visitação até o dia 30


A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza a exposição ‘Encantos de Cora’ no período de 11 a 30 de outubro. Produzido por Ana Tereza Bellodi, Zina C. Bellodi e José Mário de Oliveira (Zé Mario), de Jaboticabal, o trabalho fotográfico mostra versos da poetisa Cora Coralina. O projeto integra a programação da Semana do Livro, promovida pela Biblioteca Municipal ‘Maria de Lourdes Lian’, permanecendo para visitação no período de 14 a 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A ideia surgiu logo após uma mostra feita em 2018 por Ana Tereza e Zé Mario, que retratava flores pelo viés da macrofotografia. Para a exposição sobre Cora Coralina, a dupla ganhou o reforço da escritora Zina C. Bellodi, que contribuiu com o olhar aguçado e poético de suas fotografias. Esta exposição surge num momento especial, quando se comemora os 130 anos do nascimento de Cora Coralina, poetisa que viveu parte de sua vida em Jaboticabal e deixou um legado de poemas, histórias e doces – já que era uma doceira de mão cheia.

O conjunto fotográfico permanece exposto em Matão em outubro, e em novembro seguirá para Taquaritinga. “Muito se fala em Cora Coralina e seus poemas, então pensamos em fazer essa exposição como forma de homenagear a poetisa mais famosa de Jaboticabal e de uma maneira que pode ser considerada inédita – transformando seus versos em fotografias. Posteriormente, os painéis serão doados ao Museu Histórico de Jaboticabal ‘Aloísio de Almeida’, onde farão parte do acervo sobre a poetisa”, explica Zé Mario, que também é diretor municipal de Cultura de Jaboticabal.

“A Semana do Livro e da Biblioteca é um evento comemorado no Brasil, criado pelo Decreto nº 84.631 em 1980 e celebrado no período de 23 a 29 de outubro, incentivando a pesquisa e o ensino. Portanto, sediarmos uma exposição que traz a obra de Cora Coralina é maravilhoso”, frisa a bibliotecária Silvia Helena Caldas Frattini. A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, diz que receber uma exposição que reúne duas linguagens – literatura e fotografia – em um único contexto é um privilégio.

“A poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos – apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Oportunamente, em nome do prefeito Edinardo Esquetini, agradecemos a parceria com o município de Jaboticabal que, por meio de intercâmbio cultural, também recebe nossos artistas”, destaca.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários