/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Membros do Conselho Tutelar são eleitos


Membros do Conselho Tutelar são eleitos

Foram 3.556 votos válidos para definir os conselheiros ao quadriênio 2020/2024


No domingo (6) foi realizada a eleição para os novos membros do Conselho Tutelar de Matão. A votação aconteceu na Casa da Cultura e, pela primeira vez, foi aberta a todos os eleitores da cidade. Antes de concorrerem, os 32 candidatos fizeram uma prova escrita com temas pertinentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para validar a candidatura, os participantes precisam ter pelo menos 21 anos de idade, experiência de trabalho com crianças e adolescentes, residir em Matão e possuir reconhecida idoneidade moral.

Houve grande movimentação de eleitores na Casa da Cultura, totalizando 3.556 votos válidos nas 14 urnas. Os cinco mais votados entre os 32 candidatos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020. Os eleitos foram: Ellen Ricci, com 394 votos, Jane Carlos (266), Renan Vicente (236), Soraia Mataveli Lanza (219) e Ana Maria Ignácio (190). Dos cinco eleitos, três já são conselheiros tutelares e ocupam atualmente os cargos: Ellen, Renan e Ana Maria. O próximo mandato abrange o quadriênio 2020/2024.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Matão (Comcriama), Antônio Carlos Rondanin, destacou o processo democrático na eleição dos conselheiros. “Tivemos cerca de 5% do eleitorado matonense participando da escolha do Conselho Tutelar. Elegemos cinco conselheiros e cinco suplentes, que passarão por um curso de qualificação e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020. Agora, o presidente do Conselho Tutelar será escolhido pelo próprio colegiado, segundo o regimento interno”, explicou.

A candidata mais votada, Ellen Ricci, também se manifestou: “Gostaria de agradecer os quase 400 votos que recebi democraticamente. Estou Conselheira Tutelar desde 2016 e já fui presidente duas vezes. Considero-me privilegiada por poder atuar nesta área. Desempenhei por bom tempo, ainda quando estudante de Direito, funções auxiliares na Delegacia de Defesa da Mulher. Me identifico com a causa desde então e é muito gratificante cuidar dos direitos das crianças e adolescentes. Sempre que nos deparamos com situações de risco/ameaça de violação dos direitos das crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar tem o dever de agir, logo o objetivo primordial é a proteção destes”.


Fonte: Da Redação


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários