Alunos aproveitam a 'Primavera dos Museus'

Crianças conheceram obras e objetos que fazem parte da história da cidade


A Prefeitura de Matão, em parceria com o Ibram – Instituo Brasileiro de Museus, realizou a 13ª Primavera dos Museus entre os últimos dias 23 e 29 de setembro. O tema deste ano foi ‘Museu Por Dento, Por Dentro dos Museus’. Na oportunidade, alunos do Ensino Fundamental visitaram o Museu ‘Olímpia Maffei Olivastro’, observaram as obras da artista plástica Madalena Olivastro e conheceram outras peças que integram o acervo municipal.

Durante a semana, os estudantes também visitaram a Biblioteca Municipal ‘Maria de Lourdes Lian’ e conheceram as oficinas culturais oferecidas pela Escola Municipal de Artes, além de aprenderem um pouco mais sobre a história de Matão. O ‘Primavera dos Museus’ objetiva promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de envolver as pessoas para conhecer, preservar e compartilhar memórias.

“Visitar museus permite explorar os aspectos museológicos e conhecer coleções abrigadas em seu interior. Isso é positivo porque revela o conceito de organização, conservação e exposição dos acervos públicos para interação das pessoas ou grupos sociais”, salienta Adriana Napimoga, mediadora educacional da EE ‘Ernesto Masselani’.

Já para Vera Lúcia, moradora do Parque Mônaco, “o museu é o lugar onde vivenciamos sensações únicas, conhecemos ideais e imagens irradiadas por objetos e referenciais diversos ali reunidos que traduzem e asseguram valores essenciais ao ser humano. É um espaço fascinante onde se descobre, aprende e amplia o conhecimento”, reforça.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, cada pessoa acolhida por um museu acaba por saber mais sobre si mesma. “A experiência de estar em um museu permite um importante olhar para os bastidores de cada instituição museológica e, assim, compartilhar de um bem histórico-cultural. Tivemos uma semana produtiva, que agregou muito conhecimento aos visitantes”, conclui.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários




Vídeo

Almir Sater

Assalto

Porta de casa

Graciano

Onix Plus