Amamentação é foco do Agosto Dourado

Campanha do mês visa incentivar o aleitamento materno


Com o objetivo de conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, a campanha Agosto Dourado busca engajar as famílias e incentivar a amamentação. De acordo com a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, Thais Baldan de Camargo, o leite materno é o melhor alimento para a saúde e o desenvolvimento do bebê. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer os nutrientes que as crianças necessitam para um desenvolvimento saudável. A amamentação auxilia na transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, evitando problemas de saúde à criança”, explica.

Desde 2013, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ tem um espaço destinado para a coleta de leite humano. “O Posto de Coleta busca doações para os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital e orienta as mães que têm dúvidas sobre a amamentação”, conta a coordenadora. No Agosto Dourado, o Posto de Coleta promoveu uma palestra em celebração à campanha, destinada aos profissionais da área da saúde, preparando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem na abordagem e no conceito da importância do aleitamento. “Convidamos a fundadora do Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a enfermeira Anália Ribeiro Heck, para contar sua trajetória de trabalho e enfatizar a importância da conscientização junto às mães”, comenta Thais.

Para a enfermeira, que hoje dá nome ao Banco de Leite de Ribeirão Preto, é preciso capacitar a mãe para a pós-gestação. “A mãe se prepara para a gestação e para o parto e nos esquecemos de reforçar como é preciso estar preparada para receber a criança. A amamentação não é fácil, mas é possível. As equipes de saúde devem preparar as mulheres para a amamentação e estar prontas para orientá-las em caso de dúvidas e dificuldades. Campanhas como o Agosto Dourado auxiliam na divulgação da importância do aleitamento materno, mantendo o assunto em pauta em discussão, na mídia e em momentos como esse”, afirma Anália Heck, que também é presidente da Associação de Profissionais de Bancos de Leite Humano.


Fonte: AI


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários