/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Prefeitura contrata consultas médicas para rede municipal


Prefeitura contrata consultas médicas para rede municipal

Início dos trabalhos está previsto para a quarta-feira (7)


A população matonense continua enfrentando problemas decorrentes da falta de atendimento médico por parte da rede pública municipal. “Atualmente, contamos com um quadro reduzido de médicos”, concorda o secretário municipal de Saúde, o médico gastroenterologista João Guimarães Junqueira Neto. Segundo afirmou a Univida (vencedora de Processo Licitatório) ao secretário, o início dos trabalhos está previsto para a próxima quarta-feira (7). Sobre este assunto e o anunciado Centro de Especialidades Médicas (CEM), A Comarca entrevistou João Guimarães.

Quantos médicos atuam pela Prefeitura em Matão?

Desde 2017, tivemos a demissão de 26 médicos concursados. Atualmente, 22 médicos atendem pela rede pública municipal, sendo nove clínicos gerais, quatro obstetras/ginecologistas, dois pediatras, um infectologista, um oftalmologista, um otorrinolaringologista, um psiquiatra, um urologista, um gastroenterologista e um vascular. Quatro estão afastados, sendo dois cardiologistas, um endocrinologista e um pediatra. Temos 17 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo em 14 destas com um médico clínico geral em cada. São três equipes sem médicos. A maior perda aconteceu com os especialistas, que – com a obrigatoriedade de registrar o ponto digitalmente – pediram demissão, ficando o quadro bastante reduzido. Em meados de 2018 houve a contratação de 15 médicos especialistas por prestação de serviços. Destes, todos deixaram de atender.

Haverá novo concurso público para a contratação de médicos?

Já foram realizados dois concursos públicos e os convocados não manifestaram interesse pela vaga. Por esse motivo foi realizado um processo licitatório, em que a empresa Univida foi a ganhadora. Essa empresa será a responsável pela contratação dos médicos especialistas para compor o nosso quadro médico. Então, a Prefeitura adquire as consultas destes médicos, não os contrata diretamente, o que é pertinente à Univida.

Quando os médicos oriundos deste contrato começarão a atender?

De acordo com o que me foi informado pela Univida, o inicio dos trabalhos está previsto para o próximo dia 7 de agosto e se concentrará na Unidade Básica de Saúde ‘Salvador Toledo Galrão’, o ‘Postão do Centro’.

Quantos médicos atenderão?

Segundo informações da empresa Univida, há 12 novos médicos, como ginecologistas, pneumologistas, cardiologista, pediatras, ortopedistas e cirurgião geral.

E o anunciado Centro de Especialidades Médicas (CEM)?

Podemos considerar este atendimento concentrado no ‘Postão do Centro’ como um ‘Centro de Especialidades Médicas’. Os pacientes serão atendidos em um prédio reformado, de fácil acesso, que concentrará todos os serviços dos médicos especialistas. Pretendemos instalar neste local uma farmácia municipal para a entrega de medicamentos. Portanto, o paciente não precisará se deslocar para a retirada da medicação, o que facilitará demais a logística, tanto para a gestão como principalmente para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro atendimento importante será realizado no prédio localizado na Rua Luciano Gandini, entre as avenidas Toledo Malta e Saldanha da Gama (Centro) – o antigo prédio do Colégio Objetivo. Abrigará a sede da Secretaria Municipal da Saúde, almoxarifado de equipamentos, medicamentos e insumos hospitalares; e o novo centro de fisioterapia. Estamos em fase de mudança. Alguns itens já foram transportados e estamos adequando o local para atendimento. Assim que a parte elétrica e de telefonia for providenciada, iniciaremos os trabalhos neste local.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários