Sicoob cresce com duas novas agências

Foram adquiridas uma em Araraquara e outra em São Paulo


O Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil (Sicoob) de Araraquara e Matão incorporou a unidade Sicoob-Coopara, em Araraquara. Trata-se de uma cooperativa de abrangência estadual, destinada a atender cooperados do funcionalismo público, civis, militares e também funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de todo o Estado de São Paulo.

Fundado no dia 25 de setembro de 2000, o Sicoob-Coopara operava com duas agências em Araraquara, que serão mantidas, localizadas na Rua 9 de Julho, nº 2.086; e outra em São Paulo, sediada na Rua Joaquim Manoel de Macedo, nº 101, 6º andar, Sala 64, Barra Funda. Assim, o Sicoob Araraquara-Matão tem três unidades em Araraquara, uma em Matão, uma em Dobrada e uma em São Paulo.

Com os atuais 3.382 cooperados da antiga Coopara (Araraquara) e da unidade em São Paulo, o Sicoob integra 8.100 associados no total. Sobre o assunto, A Comarca entrevistou representantes regionais do Sicoob: Walter Francisco Orloski (diretor administrativo) e José Antonio Fragali (vice-presidente do Conselho de Administração). Destaca-se que o Sicoob foi fundado no dia 21 de novembro de 1983, há quase 36 anos.

O que significa adquirir duas novas agências?

Fragali – Significa que o Sicoob ganhou musculatura, ou seja, ampliou seus valores de Ativos, Depósitos, Aplicações e a quantidade de cooperados.

Walter – Crescemos 40% em Ativos e 60% em Carteira de Créditos.

O perfil continua o mesmo, ou seja, os administradores das unidades de Araraquara, Matão e Dobrada continuam conhecendo a maioria dos associados.

Walter – Sim, e este é um fator muito relevante, pois os nossos administradores são pessoas da localidade que conhecem a maior parte dos cooperados, o que agiliza os procedimentos de atendimento.

Que segmento predomina entre os cooperados?

Fragali – Os pequenos e médios empreendedores – bem como pessoas físicas – atestam o grande diferencial do Sicoob, que pratica uma política de tarifas justas, pois não tem fins lucrativos, dividindo as sobras com todos os associados que operaram com a cooperativa. Quem contribui para a geração de receitas tem o retorno financeiro excedente.

O Sicoob cobra menos dos seus associados?

Fragali – O Sicoob cobra o suficiente para garantir sua sustentabilidade. O Sicoob não é predatório! Ao contrário, tem a proposta do equilíbrio, do bom atendimento e da partilha entre associados operadores. Os bancos comerciais se sentem obrigados a reduzir as tarifas dos seus serviços onde existe uma cooperativa forte atuando. A finalidade do cooperativismo é ser um regulador de mercado do sistema financeiro. É a livre concorrência!

Há segurança financeira?

Walter – Claro que há! A segurança financeira dos cooperados é a mesma do sistema bancário convencional, que é o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop, administrado pelo Banco Central do Brasil), garantindo até R$ 250 mil por associado, o mesmo valor para os bancos comerciais.

Tudo o que há num banco comum é encontrado no Sicoob?

Walter – O Sicoob tem todos os produtos e serviços oferecidos pelo sistema bancário comum. Oferecemos aos nossos associados o melhor aplicativo digital móvel, acessado por celular. É um aplicativo premiado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Uma história de quase 36 anos

O histórico do Sicoob 4434 surge em 21 de novembro de 1983, quando funcionários da Equipamentos Villares (Grupo Villares) em Araraquara criaram uma cooperativa financeira. Esta unidade continua ativa, na mesma empresa, hoje denominada Iesa. Em novembro de 2007, o Sicoob 4434 incorporou a Comcred – outra cooperativa de empresários que atuava em Araraquara.

Na sequência, a agência de Matão passou a operar no dia 1º de maio de 2011, na sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio-Matão), mudando para o número 1.075 da Rua Rui Barbosa no dia 30 de abril de 2018, sendo inaugurada oficialmente depois, no dia 23 de maio.

A unidade de Dobrada foi inaugurada no dia 18 de abril de 2016. Fica no número 1.198 da Rua Batista Barbieri. Recentemente, no mês de junho, o Sicoob 4434 incorporou o Sicoob-Coopara que possui duas agências: uma em Araraquara e outra em São Paulo, com a possibilidade de expansão para todo o Estado de São Paulo.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários