Unidos pelo Rabo de Galo tem tombamento histórico e cultural

Iniciativa partiu da vereadora Ana Mondini


No último dia 30 de abril foi sancionada e promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Luis Mansini, a Lei nº 5.267 oriunda do Projeto de Lei nº 27/2019, de autoria da vereadora Ana Maria Mondini. A lei dispõe sobre o tombamento do Bloco Carnavalesco ‘Unidos pelo Rabo de Galo’ – que tradicionalmente desfila pelas ruas de Matão na sexta-feira que abre o Carnaval – como patrimônio histórico e cultural do município.

“Com a Lei, deverá constar obrigatoriamente no calendário oficial do município o desfile do Bloco Carnavalesco ‘Unidos pelo Rabo de Galo’, que terá seu trajeto organizado por membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural juntamente com os fundadores do ‘Rabo de Galo’”, cita a vereadora.

O tombamento de que trata a presente Lei constará no Livro do Tombo Histórico e Cultural, pertinente ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, destinado a registrar os tombamentos históricos e culturais verificados no município. “O bem tombado tem caráter significativo e emblemático”, destaca Ana Mondini.

O bem público ora tombado fica sujeito à vigilância permanente do Departamento Municipal de Cultura, com o auxílio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e dos fundadores do bloco carnavalesco. Este mesmo Conselho tomará as providências de praxe para a perfeita execução desta Lei junto ao Executivo Municipal.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários