/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Mutirão de Combate à Dengue é realizado


Mutirão de Combate à Dengue é realizado

Cerca de 30 funcionários e 13 caminhões percorrem os bairros


A Prefeitura de Matão iniciou nesta semana mais um Mutirão de Combate à Dengue em toda cidade. Dentre os bairros que já receberam a ação estão: Portal Terra da Saudade e Jardim Popular na terça (16); e São Judas Tadeu, Vila Cardim e Novo Mundo na quarta (17). Já nesta quinta-feira (18), o serviço está sendo realizado no Jardim do Bosque. A recomendação é de que o morador retire de sua casa objetos descartáveis e recipientes que possam acumular água. Cerca de 30 funcionários e 13 caminhões percorrem toda a cidade recolhendo esse material.

João Guimarães, secretário de Saúde, explica como foi planejado este mutirão. “Em reunião junto às secretarias, o prefeito Edinardo Esquetini propôs uma discussão sobre possíveis soluções de combate à dengue no município. Depois de abordarmos diversas questões, decidimos realizar este Mutirão com todas as pastas da gestão municipal. Assim, vamos fazer uma inspeção nos bairros com maior incidência de casos de dengue e daremos destinação correta a tudo o que as pessoas não usam mais em casa e possam servir de criadouro ao mosquito transmissor”, informa.

O Executivo também está com a campanha ‘Proteja sua Família – Não deixe o mosquito nascer!’, para a conscientização da população. “O mosquito da dengue vive dentro de casa, pois os que vivem fora são pernilongos, então precisamos cuidar de nossas residências para que não aconteça a reprodução e contaminação do mosquito Aedes aegypti. Só vamos conseguir combater este surto com a ajuda da população, que deve deixar os agentes da Vigilância Sanitária entrar em casa para verificar e fazer a nebulização interna; a externa (‘fumacê’) não é mais indicada porque não tem eficácia”, explica.

Ainda sobre o ‘fumacê’, o secretário de Saúde diz que o serviço não está sendo feito por ordens da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias. “Fazemos este trabalho baseado em termos técnicos. Solicitamos a inspeção técnica da Sucen, que é o órgão estadual responsável pelo controle de epidemias, e os profissionais nos orientam se é necessário ou não fazer o ‘fumacê’ ou utilizar tal veneno. Então, de acordo com sugestões da Sucen, ainda não é preciso realizar este tipo de serviço, apenas a nebulização interna que é mais eficiente”, afirma.

O prefeito Esquetini salienta que a Prefeitura está empenhada em combater o mosquito Aedes aegypti. “Unimos nossas secretarias para realizar uma força-tarefa e combate a dengue. Já tínhamos declarado Estado de Emergência de Saúde Pública, fizemos a contratação emergencial de uma equipe médica para atendimento exclusivo aos pacientes com dengue na UBS do Bairro Alto e agora começamos o Mutirão. Fico feliz que a comunidade está ajudando nossos funcionários durante o Mutirão nos bairros, pois só realizando um trabalho em conjunto que vamos conseguir acabar com o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, conclui.

 


Fonte: (a.i.p.)


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários