/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Vacinação contra a gripe já começou


Vacinação contra a gripe já começou

Doses serão aplicadas nas UBS?s de Matão e na ESF do Turvo


De 10 de abril a 31 de maio, a Prefeitura de Matão – por meio da Secretaria de Saúde – realiza mais uma Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Matão. Em São Lourenço do Turvo, a vacinação acontece na unidade do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). O intitulado ‘Dia D’ da campanha será promovido em 4 de maio, sendo considerada a ação mais importante na mobilização nacional contra a gripe.

Dentre os grupos prioritários que devem receber a vacina estão: pessoas com mais de 60 anos; crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

A caderneta de vacinação deve ser apresentada no local para nela ser anexada o comprovante da vacina e para atualização. Lembrando que pessoas com doenças crônicas, diabéticas, hipertensas devem procurar a unidade mais próxima de sua casa para receber a dose e devem também apresentar a receita do pedido do médico ou do medicamento que utiliza. A campanha será realizada até o fim de maio e pretende atingir 90% dos grupos prioritários.

A vacina permite a proteção contra os vírus A (H1N1), H3N2 e Influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Não há contraindicações em receber a vacina da gripe; ela somente está proibida para quem tem alergia grave ao ovo. Isso se deve ao fato de os antígenos que são colocados no imunizante serem cultivados dentro da casca e utilizarem a gema e a clara para se replicarem durante o processo de fabricação.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários