Perícias médicas do INSS voltam a ser feitas em Matão

Empenho do prefeito Edinardo Esquetini, do vereador Jonas Garcia e do deputado Luiz Carlos Motta resultou na retomada


Após um tempo de interrupção, as perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltarão a ser feitas em Matão a partir da segunda-feira (15). Esta conquista foi possível depois do empenho do prefeito Edinardo Esquetini, que viajou a Brasília no último dia 3, acompanhado do deputado Luiz Carlos Motta e do vereador Jonas Garcia Filho, para participar de uma audiência sobre o assunto com o secretário adjunto da Previdência do Ministério da Economia, Narlon Gutierre Nogueira, e com a coordenadora geral de Perícias Médicas, Deise Simão Gomes. Anteriormente, o prefeito e o vereador também estiveram em São Paulo no dia 26 de março para uma reunião com o superintendente regional do INSS, José Carlos de Oliveira, na tentativa de manter os serviços no município.

Como as perícias médicas na área trabalhista haviam sido suspensas em Matão, o Executivo se empenhou para reverter a situação. Se este serviço não fosse mais prestado no município, o trabalhador precisaria viajar até cidades próximas para fazer os procedimentos. “Assim, tivemos que mostrar a relevância industrial de Matão aos responsáveis que decidem quais cidades devem ter os serviços de perícia médica. Informamos a grande quantidade de empresas e sindicatos de nossa cidade e eles entenderam o que significaria o fechamento da agência de Matão. Fico feliz por tudo ter dado certo!”, comemora o prefeito.

Matão manterá os serviços de perícia médica, porém, contará com apenas um perito, pois o segundo foi dispensado recentemente. O prefeito Esquetini agora irá travar nova batalha para conseguir a reposição deste funcionário. “Até pedirmos a transferência de mais um perito para Matão, pensamos na possibilidade de um Concurso Público, mas não há expectativa da Previdência em abrir Concurso para peritos. Agora, temos que trabalhar muito para, de alguma forma, conseguir a volta deste segundo profissional para agilizar os serviços”, destaca.

A perícia médica do INSS é providenciada quando for necessário verificar a possibilidade de ser concedido, prorrogado ou interrompido o pagamento de benefícios previdenciários ao funcionário. O procedimento médico obrigatório é realizado por um profissional da saúde habilitado do INSS. O objetivo é certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado, total ou parcialmente, para o exercício da profissão de forma temporária ou definitiva. Assim, o resultado obtido a partir deste procedimento é apto a fundamentar a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílio-acidente, auxíliHYPERLINK "https://ingracio.adv.br/3-dicas-valiosas-sobre-auxilio-doenca/"o-dHYPERLINK "https://ingracio.adv.br/3-dicas-valiosas-sobre-auxilio-doenca/"oença e aposentadoria por invalidez.

EM BRASÍLIA

Aproveitando a viagem a Brasília nesta semana, para a 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o prefeito levou solicitação para realizar Concurso Público visando a contratação de peritos ao INSS local. “Este evento surge como uma oportunidade para relatar a situação das administrações municipais, pensando em soluções e estratégias eficazes para os problemas enfrentados pelos municípios. Também solicitei ao presidente Bolsonaro a realização deste Concurso Público para contratar peritos ao INSS de Matão. Agora, aguardamos que as providências sejam tomadas pelo governo federal”, conclui.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários