Equipe é contratada para atender casos de dengue

Profissionais atuarão na UBS do Bairro Alto, de segunda a sábado, das 7 às 20 horas


Depois de decretado Estado de Emergência na saúde pública em Matão, devido ao aumento dos casos de dengue na cidade, o prefeito Edinardo Esquetini determinou a contratação imediata de uma nova equipe para atendimentos exclusivos a pacientes com suspeitas de dengue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alto. A empresa vencedora foi a SmedMix, que disponibilizou um clínico geral, dois enfermeiros e quatro técnicos que atenderão de segunda-feira a sábado, das 7 às 20 horas. Também serão atendidas as pessoas com suspeitas de chikungunya e zika. O contrato é de dois meses, mas poderá ser estendido conforme a demanda na cidade.

Além da UBS do Bairro Alto, os ESFs também estão estruturados com a disponibilização de soro, remédios e médicos aptos a receber o paciente, ou seja, tudo o que é preciso para realizar um atendimento adequado. Em relação aos exames, o próprio Laboratório de Análise (do governo estadual) aponta que não é mais preciso encaminhar os exames, pois já foi confirmada a epidemia. O atendimento no Pronto Socorro do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ deve ser limitado apenas a casos graves de pacientes que precisam de internação, por isso, as unidades dos ESFs estão preparadas para receber a todos que necessitam do atendimento considerado menos grave.

Segundo Esquetini, “essa contratação emergencial só é possível quando a cidade entra em Estado de Emergência. Por isso, tratamos esta questão de acordo com o que determina a lei. Assim que soubemos do número de casos de dengue na cidade, decretamos o Estado de Emergência de Saúde Pública e imediatamente determinamos a contratação de uma nova equipe para atender aos casos suspeitos na cidade. Agora, com esta nova equipe e com os ESFs estruturados, tenho certeza de que o atendimento à população será agilizado”.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários