Convênio entre Prefeitura e Fatec é assinado

Documento oficializa parceria entre o município e o Centro Paula Souza


Na última segunda-feira (11), o prefeito Edinardo Esquetini recebeu em seu gabinete o representante do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), Marcelo Picchi, para a assinatura do convênio que firma a parceria entre a instituição estadual com o município de Matão na implantação da Fatec, de acordo com a Lei nº 5.195, de 21 de agosto de 2018. Participou do ato, como testemunha, o advogado e diretor do Procon Matão, Marcos Ignácio.

O documento descreve, em sua cláusula primeira, o objeto do presente convênio a cooperação técnico-educacional entre Ceeteps e o município na implantação de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Matão, a ser criada pelo Decreto do Poder Executivo Estadual para o desenvolvimento e a expansão da educação profissional gratuita, por meio de cursos de nível tecnológico, fomentando a pesquisa e a prestação de serviços à comunidade matonense e seu entorno, conforme plano de trabalho devidamente aprovado. No documento constam ainda as obrigações do município para a implantação da unidade e a assinatura da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Segundo o prefeito Edinardo Esquetini, este documento faz parte das etapas a serem cumpridas para que a parceria entre o estado e o município seja firmada. “Passamos por várias etapas e, neste dia, cumprimos mais uma, oficializando o convênio entre o município e o Centro Paula Souza para as atividades da Fatec. Agradecemos a todos que estiveram conosco em todo o processo para a vinda da Fatec; em especial, agradecemos imensamente a superintendente Laura Laganá e a professora Emilena que viabilizaram e se empenharam muito para que essa conquista fosse alcançada. Tenho certeza de que, dentro de alguns dias, teremos mais notícias boas para a população sobre nossa Fatec”, diz Esquetini.

Dentre as justificativas apresentadas no documento para a implantação da Fatec em Matão consta que o agronegócio, historicamente, tem representado papel importante na economia, sendo o propulsor do crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2017; que a evolução econômica e social do Estado de São Paulo exige das instituições novas formas de trabalho, mais flexíveis, dinâmicas e abrangentes; que a transformação tecnológica dos setores produtivos exige o desenvolvimento de estratégias de inserção dos profissionais no mundo do trabalho. Neste cenário encontra-se o Centro Paula Souza e o município de Matão para redesenharem a nova formação profissional.

O curso superior de Tecnologia em Análise de Processos Agroindustriais teve início no último dia 18 de fevereiro, no prédio provisório que anteriormente abrigou o Immes, na Avenida Araraquara. O local foi estruturado para o funcionamento da Fatec-Matão com novas instalações elétricas, câmeras de seguranças e ar-condicionado, novo mobiliário, alambrado ao entorno do prédio, entre outras melhorias.

 


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários