/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Começam as aulas da Fatec-Matão


Começam as aulas da Fatec-Matão

Decreto de criação da unidade foi assinado pelo governador João Doria no último dia 11


Na última segunda-feira (11), o governador João Doria assinou o decreto de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Matão, publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira (12). Com a proposta de atender as demandas do arranjo produtivo local, a unidade recém-criada iniciará as atividades com o curso superior de Análise de Processos Agroindustriais. A nova graduação prevê grande integração entre a teoria, aprendida em sala de aula, e a prática, desenvolvida dentro de empresas.

“As aulas começaram nesta segunda-feira (18). Serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, na unidade remodelada, ampliada e aprimorada que abrigou anteriormente o Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (Immes), na confluência das avenidas Baldan e Habib Gabriel. As aulas práticas serão agendadas de acordo com a disponibilidade das empresas e dos alunos”, resume Marcelo Rodolfo Picchi, coordenador pedagógico da Fatec-Matão.

Iniciaram as aulas 40 alunos matriculados. A demanda ao primeiro Exame Vestibular desta unidade – realizado no último dia 9 de dezembro – registrou 5,05 candidatos por vaga, o que demonstrou o interesse da comunidade pelo curso. Na parceria para a implantação da unidade, coube à Prefeitura de Matão as obras de reforma e adequação do prédio que recebe a Fatec.

O Estado ficou responsável pela compra de mobiliário e equipamentos, e o Centro Paula Souza (CPS) pela elaboração do projeto pedagógico do curso, acompanhamento do processo seletivo e contratação de professores. Matão é o quarto município da Região Administrativa Central a contar como uma Fatec. As outras três unidades estão localizadas em Araraquara, São Carlos e Taquaritinga.

CONQUISTA

Com a nova unidade, o Centro Paula Souza (CPS) passa a administrar 73 Fatecs, além de 223 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 269 classes descentralizadas, unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados sob a administração de uma Etec, presentes em mais de 300 municípios. “Saliento a importância do ex-governador Márcio França na conquista desta Fatec para Matão”, cita o prefeito Edinardo Esquetini.

“Na celebração de Corpus Christi em 2018, França esteve em Matão e anunciou a vinda da unidade em nossa cidade. Agradecemos aos empresários, deputados, à diretora superintende do CPS, Laura Laganá, e vereadores que estiveram conosco nessa luta. Vale ressaltar também que todas as etapas exigidas pelo CPS foram executadas pela Prefeitura de Matão”, comenta Esquetini.

“Todas as adequações do prédio, como a construção de duas novas salas de aula, estacionamento, alambrado, câmeras de segurança, toda a parte elétrica, iluminação, entre outros serviços, foram providenciados pela Prefeitura. Por fim, agradecemos também ao atual governador, João Doria, que deu continuidade ao processo, assinando recentemente o decreto”, resenha o prefeito.

PARCERIAS

Baldan, Marchesan, ATA-Antoniosi e Predilecta são as parceiras iniciais do CPS na Fatec-Matão, bem como o poder público local, numa perspectiva futura que poderá atingir R$ 80 milhões de investimentos. O modelo exige a criação de uma estrutura específica no CPS e projeta investimentos para que se tenha acesso ao que há de mais moderno em tecnologia.

“Trata-se de um modelo aberto, em perspectiva ao futuro da educação tecnológica do país. Quiçá esta parceria – pioneira na implantação de um sistema dual de Ensino Superior – até forme profissionais para indústrias concorrentes. Melhor assim do que termos a infelicidade de continuar com eles sem aperfeiçoamento conosco”, coloca. Francisco Matturro (vice-presidente da Abag - Associação Brasileira do Agronegócio).

Matturro deu vasta contribuição a esta conquista, explanando a necessidade da Fatec em Matão para pessoas fundamentais ao contato com o Governo do Estado. Ele sempre frisou que a conquista foi fruto dos esforços colegiados privados e públicos. “Não há um a mais do que outro; há uma Matão que exige de nós e a nossa enorme vontade em fazer nossa terra melhor para as gerações futuras”, completa.

Destaca-se, entre empresários locais, contribuições e presenças constantes nas reuniões de Alex Antoniosi (diretor titular do Ciesp-Matão), Walter Baldan Filho (vice-presidente do Conselho da Baldan), Celso Antonio Ruiz (CEO da Baldan), Alexandre Sávio Tessi (diretor industrial da Baldan) e Ricardo Bambozzi Marchesan (gerente de Projetos da Marchesan), bem como de representantes da Predilecta.

O município pleiteava a vinda de uma Fatec desde o final da década de 1980. Também foram importantes as contribuições de ex-prefeitos, ex-vereadores e atuais legisladores, como, por exemplo, Luiz Cerqueira. “Parabéns a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para esta fundamental conquista”, engloba Esquetini.

“Entre todos também destaco funcionários da Prefeitura, representados pelo engenheiro civil Carlos Vicente Hasselaar (Carlão, secretário municipal de Obras). Quis Deus que a Fatec-Matão se tornasse realidade no mandato que exerço como prefeito”, menciona Esquetini. “Daqui por diante começa a nossa luta para a implantação do anunciado campus definitivo”, aponta Alex Antoniosi.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários