Quer economizar com a tarifa de energia elétrica?

A FGM Energia Solar apresenta os benefícios da Energia Fotovoltaica, oriunda do Sol


A FGM Gestão e Negócios – através de um dos seus segmentos de atuação, a FGM Energia Solar – começa a atuar no setor de Energia Fotovoltaica. “Para quem quiser economizar com o consumo de energia, recomendo ler esta entrevista em A Comarca para saber sobre os benefícios da Energia Fotovoltaica, que é gerada a partir da luz solar, sendo na verdade um investimento. Também estou à disposição para mais explicações”, resume Fabrício Gabriel Matturro.

Formado em Direito pela Universidade de Marília (Unimar) no final de 1999 (OAB nº 185.224), Fabrício é pós-graduado em Direito Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); experiência com Câmara de Comercio Internacional e também com Comércio Internacional e Fundos de Investimentos Nacionais e Internacionais, além de ter cursado Direito Ambiental e Registro. Segue a entrevista com o proprietário da FGM.

Como o assunto Energia Fotovoltaica chegou a você?

Meu pai, José Matturro, visitou uma feira em São Paulo e trouxe a ideia de inserção no segmento de Energia Fotovoltaica. Através da FGM Gestão e Negócios, passei a me dedicar a este tema. Há praticamente quatro meses – desde o último mês de agosto – estudo, pesquiso. Adquiri um grande conhecimento sobre Energia Fotovoltaica, aquela gerada a partir da luz solar. Especializei-me em viabilizar todos os serviços necessários ao projeto de instalação e funcionamento da geração de Energia Fotovoltaica.

O que a FGM Energia Solar disponibiliza?

Estudo de Viabilidade; Projeto de Engenharia; Homologação junto à concessionária de energia elétrica; Financiamento (crédito sujeito a aprovação); Instalação do Sistema Fotovoltaico e Monitoramento via Internet. A FGM Energia Solar desenvolve estes tópicos em parceria com profissionais habilitados para a homologação por parte da concessionária de energia elétrica, bem como para os exigidos e corretos procedimentos, desde a instalação até o monitoramento do sistema em funcionamento.

A FGM Energia Solar acredita no potencial da Energia Fotovoltaica.

Plenamente! De toda a produção energética do Brasil, somente 0,8% provém da Energia Fotovoltaica. A intenção do país é atingir a 10% deste tipo de geração até 2030. Pouco se pensa nisso atualmente, mas num futuro próximo será vital para o Brasil, empresas e proprietários de imóveis produzirem sua própria energia, considerando que, em ambientes de mercado cada vez mais acirrados, tal insumo pode ser determinante para aumentar a competitividade. Imagine seus concorrentes com custo de energia e você sem este custo. Todo empresário ou proprietário tem preocupação constante com o planejamento de médio e longo prazo para conduzir seu negócio ou sua casa, principalmente em relação a custos de produção e contas ao final do mês. A energia é um insumo que possui custo incontrolável, uma vez que o método para formação de preços é complexo e depende de muitos fatores, como variação cambial sobre a aquisição de energia, custos com transmissão, volume de chuvas, subsídios com tarifa social, entre outros. A melhor forma de reduzir e estabilizar este custo é com a autoprodução de energia.

Também há a questão ambiental e da imagem da empresa diante de quem exige ou prestigia ‘boas ações’ relacionadas à sustentabilidade no planeta.

A preservação do meio ambiente é um dever de todos e nada melhor que uma usina que produza energia através de fonte limpa e inesgotável. Desta maneira, além de ajudar a construir um futuro melhor para as próximas gerações, o proprietário ou empresário terá sua imagem associada à responsabilidade ambiental, agregando um valor maior ao seu imóvel ou a sua marca. O sistema solar fotovoltaico é um diferencial já considerado na seleção de fornecedores na cadeia de suprimentos de grandes empresas no Brasil e no mundo. Poderíamos citar várias vantagens para a utilização da energia solar, mas priorizamos as questões financeiras por ser um fator relevante para a decisão do proprietário ou empresário, mostrando que os recursos empregados apresentarão impactos positivos imediatos, acompanhados de um breve retorno do investimento.

E o consumidor, pode acreditar na Energia Fotovoltaica?

A partir da instalação, a economia pode chegar a até 95% de sua conta. Outro ponto: um imóvel que produz sua própria energia vale muito mais no mercado. A produção de energia por meio da luz do Sol não agride a natureza.

Como as pessoas assimilarão que a economia compensa os gastos iniciais para a instalação e funcionamento?

O cálculo é baseado em economia de até 95% da energia elétrica gasta mensalmente. Para pagar os custos de todo o sistema, há parceria com bancos, em que o valor da parcela de financiamento se equipara ao valor do custo mensal de energia elétrica, ou seja, se gasta praticamente o mesmo para financiar todos os custos de projeto, instalação e monitoramento, comparado ao custo mensal de uma tarifa de energia elétrica.

Então, o retorno financeiro é garantido.

O retorno financeiro será bem percebido de quatro a oito anos. Ressalto que o sistema fotovoltaico tem garantia de 25 anos quanto à produção desta energia, se bem que hoje já temos sistemas que produzem com mais de 40 anos de uso. O retorno financeiro é bem maior do que o calculado no início dos procedimentos, observando também que a energia elétrica tem média de 15% de aumento anual, mais a inflação.

Qual a vida útil de um equipamento fotovoltaico?

Os equipamentos têm vida útil superior a 25 anos e quase não precisam de manutenção. Um equipamento chega a 83% de sua capacidade aos 25 anos de uso, sendo que na Alemanha existem unidades funcionando há mais de 40 anos com mais de 80% da capacidade. Embora na Alemanha a incidência de irradiação solar seja menor que a metade do potencial gerado no Brasil, naquele país, 70% da geração da energia provém de Energia Fotovoltaica. Este equipamento pode ser ligado ao sistema via concessionária de energia elétrica e também em locais que não têm fornecimento de energia elétrica. Um gerador solar fotovoltaico não tem mais um valor tão excessivo como antigamente, principalmente quando são consideradas as seguidas reduções de preços mundiais, que giram em torno de 20% ao ano.

Em toda relação de compra e venda, a confiança é fundamental. No caso de investir em equipamento de geração de energia fotovoltaica, a partir da luz solar, certamente esta relação tem que ser muito bem alicerçada. Concorda?

Concordo! A FGM Energia Solar é muito sincera ao elaborar os cálculos iniciais e afirmar para a pessoa se é conveniente ou não a instalação do sistema fotovoltaico. Se chegarmos à conclusão de que é viável, não tenham dúvidas de que será mais econômico. Estamos à disposição para mais informações pelos telefones 3394-1304 e 99154-5003 ou pelo email fgmenergiasolar@gmail.com. Quer investir? Entre em contato conosco.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários




Padre

Detido por embriaguez

Bebê

Engasgamento

Projeto

Barulho de fogos

Morto

Ex-comerciante