/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Diretoria reeleita da OAB-Matão terá desafios no próximo triênio


Diretoria reeleita da OAB-Matão terá desafios no próximo triênio

Complemento da "Cidade Judiciária" e instalação da Vara da Justiça Federal serão os maiores


No último dia 29, a eleição na 82ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Matão) definiu a vitória da Chapa 1 (‘A Força da Advocacia’) sobre a Chapa 2 (‘Renova OAB’). Dos 375 associados aptos a voto, 331 compareceram, sendo registrados 321 votos válidos, pois seis foram em branco e quatro, nulos.

Dos válidos, 260 optaram pela Chapa 1 (80,99% dos válidos) e 60 pela Chapa 2 (19,01%). Assim, a composição formada por Paulo Augusto Bernardi (presidente), Paulo Roberto Caruzo (vice), João Batista Kfouri (secretário-geral), Fábio Aparecido Alberto (secretário adjunto) e Andréia de Souza Pinotti (tesoureira) conduzirá a OAB-Matão no triênio 2019-2021.

Foi vencida a composição formada pelos candidatos Leandro Henrique Minotti Fernandes (presidente), Adriana Alves (vice), Edson Pereira Fernandes (secretário geral), Natanael Marinho da Silva (secretário) e Antonio Cibra Donato (tesoureiro). Para a eleição da OAB-São Paulo, a vitória na OAB-Matão foi da composição liderada por Caio Augusto Silva dos Santos.

Na votação para a próxima diretoria da OAB-São Paulo, Caio e os integrantes da Chapa 11 obtiveram 221 votos em Matão (68,63% dos válidos), sendo que a Chapa 12 (‘Pelo direito de sermos mais’, liderada pelo atual presidente Marcos da Costa) somou 50 (15,52%). Em todo o Estado de São Paulo, a Chapa 11 foi eleita com 51.741 votos (32,17% dos 160.835 votos válidos), seguida pela Chapa 12 com 43.176 (26,84%).

Além de presidente reeleito pela segunda vez, Paulo Bernardi é vice-presidente da Comissão de Relacionamento da OAB-São Paulo / Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15); membro da Comissão Estadual de Defesa das Santas Casas da OAB-SP e ex-presidente do Colégio Regional de Presidentes da OAB-Centro Norte Paulista. Sobre sua segunda reeleição, ele foi entrevistado por A Comarca.

No próximo dia 31 terminará seu segundo mandato à frente da OAB-Matão. O que estes seis anos influenciaram para a condução da composição que lidera ao terceiro mandato consecutivo, no triênio 2019-2021?

O que implica na reeleição não é o tempo de permanência da nossa diretoria à frente da OAB-Matão, mas aquilo que realizamos ao longo destes quase seis anos: a conquista da nova sede; a Área de Lazer ‘Adail Pedro’; o convênio médico com a HSaúde; outros convênios, como, por exemplo, com o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, com o Cine Teatro Matão, lojas, prestadores de serviços; o Projeto OAB-Concilia; a manutenção e ampliação das campanhas solidárias, dos eventos esportivos; continuidade e ampliação dos eventos jurídicos como palestras, seminários; o lançamento da ‘Cartilha sobre abuso sexual’; as seis edições da ‘FeijOAB’ e outras atividades. Além disso, há um fato muito importante que nos impulsionou a este terceiro mandato: temos um grupo constituído desde meados de 2012 e este grupo decidiu que seria melhor a continuidade do trabalho desta mesma diretoria comigo na presidência; assim, conquistamos nas urnas o nosso terceiro mandato.

O quanto teu desempenho fortaleceu a candidatura de Caio dos Santos?

Em abril de 2017, realizamos uma reunião em Matão com um pequeno grupo de presidentes e conselheiros da OAB-São Paulo, iniciando articulação que visava a obtenção de apoios à candidatura do Caio à presidência. Comentamos muito sobre a necessidade do equilíbrio de forças da OAB-São Paulo na Capital, Litoral e Interior, pois há 85 anos, a OAB-São Paulo sempre foi presidida por um advogado com atuação na Capital. Nunca houve um presidente do Interior ou do Litoral.

E como o Caio surgiu como liderança para postular a presidência estadual?

O Caio é a maior liderança da advocacia do Interior e seu nome foi definido como candidato. O atual presidente, Marcos da Costa, recebeu quase 190 cartas subscritas por presidentes de Subseções indicando Caio como sucessor; entretanto, Marcos preferiu se candidatar ao seu terceiro mandato, ocorrendo dissidência, pois Caio é o atual secretário-geral da OAB-São Paulo. Caio e sua composição venceram as eleições. Sempre mantive com o atual secretário-geral da OAB-São Paulo uma relação excelente, há algum tempo estreitada para uma amizade. O Caio foi fundamental na concepção da nossa ‘Casa da Advocacia’, pois o projeto original previa único módulo com auditório para 80 lugares. Através do Caio e do conselheiro Mairton Lourenço Cândido (Café), conseguimos dobrar o tamanho da nova sede, acrescentando o segundo módulo e aumentando o auditório para 184 pessoas. Caio também nos acompanhou em audiências com o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, e com o então presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Paulo Dimas Mascaretti, visando acelerar a transferência para o novo Fórum, dados os conhecidos motivos que atravancaram o transpor desta etapa.

Quais os principais desafios para o próximo triênio?

A construção da Vara do Trabalho, perfazendo a ‘Cidade Judiciária’; a instalação de uma agência do Banco do Brasil no novo Fórum; a instalação de uma Vara da Justiça Federal em Matão.

E as outras prioridades?

Lutar pelo congelamento da anuidade da contribuição financeira associativa à OAB-São Paulo; trabalhar pela isenção de custos dos cursos da Escola Superior de Advocacia para jovens advogados; ampliar e estimular o uso de convênios firmados; fortalecer a presença da advocacia na comunidade; estimular a presença de estudantes de Direito nos eventos da OAB; ampliar cursos, palestras e eventos, entre outros.

Agradecimentos?

Em rede social, destaquei que ‘a humildade é uma virtude que não pode ser descurada por um homem de bem’. Nosso grupo agradece a cada um dos 331 colegas que compareceram às eleições da OAB-Matão e exerceram o sagrado e democrático direito do voto. A disputa revelou que a classe, numa esmagadora maioria, aprovou o modelo moderno e plural de gestão implantado desde 2013 na OAB-Matão. A divergência é fruto da democracia. Passada a eleição, somos todos OAB, única e indivisível, imbuída dos melhores propósitos em continuar fazendo com que todos nós sejamos respeitados pelos representantes de outros poderes e demais autoridades. Finalizamos o mandato da atual diretoria com a firme e absoluta certeza do dever cumprido; se assim não fosse, não haveria como justificar aprovação de mais de 80% daqueles que compareceram e sufragaram nossos nomes. Muito ainda temos a fazer. São desafios que fazem parte do nosso programa de ação e cuja busca começou no último dia 30. A OAB-Matão mostrou a força da advocacia e assim continuará fazendo ao longo dos próximos três anos. Com o futuro presidente Caio Augusto - e com a diretoria da OAB e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de São Paulo (Caasp) - ora eleitos, estabelecemos estreita relação, o que garante continuar mantendo o trânsito que tivemos durante as duas gestões. Ao Caio, desejamos sucesso na difícil empreitada de comandar os destinos da maior Seccional da OAB do Brasil; temos a absoluta convicção de que ele e sua diretoria levarão a advocacia paulista ao respeito e ao patamar que ela merece. Obrigado a toda advocacia de Matão! Temos a honra e o privilégio de continuarmos timoneiros dos anseios e dos interesses da advocacia matonense. A luta continua!


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários