Recuperação da Estação Ferroviária aguarda próximo governo paulista
Projeto para receber recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) ficou em 131º lugar entre 149 classificados
- Postado por Ingrid Alves |
- segunda, 03 de dezembro de 2018 | 09:12 hs
Em dezembro de 2017, com o aval do prefeito Edinardo Esquetini, o diretor municipal de Cultura, Julio Ribeiro, encaminhou Carta Consulta ao Edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), apresentando projeto para a revitalização da Estação Ferroviária e do Armazém ao seu entorno. No documento também constava a contrapartida da Prefeitura de Matão, constituindo-se na instalação de um Museu de Inclusão Digital (MID).
O projeto se baseia em orçamento global realizado pela Projemat Engenharia, empresa contratada desde o processo para que ocorresse a cessão da área à Prefeitura. Destaca-se que a Estação Ferroviária, o Armazém e o entorno são tombados administrativamente pela Lei Municipal nº 3.314 (8 de agosto de 2003) e cedidos à Prefeitura mediante Termo de Cessão de Uso Gratuito (28 de abril de 2015).
No dia 28 de fevereiro, este projeto foi pré-selecionado pelo Conselho Gestor do FID, concentrando obras de instalações para reforma e revitalização da Estação Ferroviária (R$ 352.257,64) e do Armazém (R$ 523.346,03), somando R$ 875.603,67, bem como a contrapartida da Prefeitura referente ao MID (R$ 48.880,68), sendo que os três itens totalizam R$ 924.484,35.
Para obter esta pré-seleção entre quase 800 projetos inscritos, houve concorrência com entidades do Terceiro Setor e administrações públicas diretas e indiretas de municípios paulistas e do Governo do Estado, sendo a maioria destes projetos de cunho ambiental ou de preservação de memória histórica. Havia também pedido da Prefeitura de Matão referente à construção de uma praça pública.
Destinado ao FID, o Projeto Completo Detalhado e com Memorial Descritivo da Reforma da Estação e do Galpão Ferroviários de Matão foi protocolado na Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania no dia 2 de abril. No último dia 31 de outubro, após o período eleitoral, foi publicada no Diário Oficial do Estado a ordem de classificação dos projetos pré-selecionados.
“Pelo Edital FID de novembro de 2017 foram inscritos 797 projetos; destes, 585 foram pré-selecionados, 238 foram aprovados e somente 149 se classificaram. Nessa ordem de classificação, o Projeto de reforma da Estação e do Galpão Ferroviário de Matão ficou em 131º lugar, contemplando todos os quesitos técnicos, sendo apto a receber os recursos”, relata Julio.
“Contudo, agora, caberá à próxima gestão do Governo do Estado de São Paulo decidir quantos e quais projetos classificados pelo FID serão de fato contemplados com os recursos financeiros solicitados pela ordem de classificação. Continuamos na expectativa, aguardando estas tão desejadas reformas – da Estação Ferroviária e do Galpão – serem possíveis com estes recursos”, cita Julio.
A Estação Ferroviária, outros barracões, casas e terrenos estão numa área total de 30 mil m², sendo que Matão recebeu inicialmente 6.554,53 m² deste total, correspondendo ao pátio e a duas benfeitorias: a própria estação (190 m²) e o galpão mais próximo dela, com 315 m². Este terreno corresponde a uma área retangular entre a ferrovia e a Rua Castro Alves.
Está entre as avenidas 28 de Agosto e Benício Pinto de Mendonça, na divisa entre o Centro e o Bairro Alto, tendo como referência o final do asfalto da Castro Alves, que deverá ter sua comunicação com a rotatória entre a Marginal São Lourenço e a Rua Major Joaquim Gabriel de Carvalho. A inauguração oficial da Estação Ferroviária de Matão, como continuação da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), aconteceu no dia 25 de março de 1899. A data inaugural do galpão próximo é 12 de outubro de 1922.
Fonte: Rogério Bordignon
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