Uniara acelera obras na cidade

Instituição aguarda visita do MEC no local; cursos devem começar no 2º semestre de 2019


As instalações do Campus da Universidade de Araraquara (Uniara) em Matão estão sendo providenciadas no prédio que receberia o Hospital do Bairro Alto (HBA). As obras no térreo entraram em fase de acabamento e já estão sendo feitos a instalação elétrica, o revestimento em gesso e a pintura. A partir do primeiro andar, os serviços estão bem adiantados com as mudanças na parte estrutural (quebra de algumas paredes). Todas as janelas da parte superior do prédio foram abertas para continuidade da obra. O custo com adaptações e as obras ficará sob responsabilidade da Uniara. O investimento será de mais de R$ 11 milhões.

No local serão construídas 15 salas de aula, praça de alimentação, além de laboratório de informática, área de conveniência, recepção, sala dos professores, laboratórios de anatomia e de microscopia, sala de coordenação, biblioteca e tesouraria. Inicialmente, a faculdade oferecerá seis cursos de graduação – Medicina Veterinária, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Nutrição, Administração e Pedagogia. Além disso, ainda disponibilizará a extensão do curso de Medicina.

Adriana Marangoni, secretária municipal de Educação e Cultura, explica os trâmites finais para a concretização deste grande investimento para Matão. “Estamos seguindo para a finalização de implantação desta instituição de ensino superior na cidade. Após conversa com o assessor institucional da Uniara, Fernando Passos, soube que as obras estão a todo vapor e todo o processo burocrático está em fase de finalização”, destaca. Agora, a Uniara está aguardando a visita do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no local, pois a documentação já está correta para que os cursos comecem no 2º semestre de 2019 em Matão.

Até o momento serão disponibilizadas 70 vagas para cada graduação e 50 para o curso de extensão. O Campus espera receber aproximadamente 500 alunos no ano que vem. De acordo com Adriana, “estes cursos oferecidos em Matão são muito procurados. Então sabemos que a abertura destas graduações fará com que muitos alunos matonenses, que normalmente procuram cursos fora do município, encontrem estas oportunidades na própria cidade. Estou muito feliz com esta implantação, que teve total empenho do prefeito Edinardo Esquetini”, afirma.

O prefeito destaca a importância desta conquista para Matão. “Primeiro gostaria de agradecer ao Fernando Passos e a toda equipe da Uniara, que demonstraram interesse em trazer cursos da universidade para nossa cidade. Em segundo lugar, afirmo que capacitar e qualificar pessoas são condições fundamentais para o desenvolvimento profissional de nossa população. Estes cursos são de extrema importância e, normalmente, os mais procurados, portanto, esta é uma oportunidade indispensável para nosso município”, conclui.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários