Vacinação contra raiva acontece neste domingo

Todos os cães e gatos devem ser imunizados, das 7h30 às 12 horas


O Rotary Club de Matão e a Prefeitura realizarão a campanha de vacinação contra a raiva neste domingo (21), das 7h30 às 12 horas, em 29 locais distribuídos em vários bairros. A vacina é gratuita e obrigatória para cães e gatos com mais de três meses de idade.

Animais doentes não devem ser vacinados. Para gatas e cadelas grávidas, a orientação é de que o tutor busque pela vacina em outra época, devido ao risco de enfraquecimento dos anticorpos dos filhotes ao nascerem. Outra orientação importante é para que os tutores levem os cães na coleira e guia, e os gatos em caixas apropriadas, para evitar fugas e acidentes.

A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal, quanto de animal para seres humanos. É caracterizada pelo contágio direto, através da mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, que recebem o mal através de morcegos infectados.

A campanha de vacinação conta com a colaboração dos seguintes parceiros: Secretaria da Saúde, Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ (curso de Técnico em Enfermagem), Grupo Escoteiro de Matão, Uniara (curso de Medicina Veterinária), Interact Club e Rotaract Club. A responsável técnica será a médica veterinária Hanna Clara Bottura Bessi.

Desde 1979, o Rotary Club de Matão realiza anualmente a vacinação contra a raiva, tendo neste período imunizado mais de 270 mil cães na cidade. Graças a este trabalho de prestação de serviços à comunidade, o último caso da doença registrado em Matão aconteceu em 1980.

“Apesar de estarmos sem caso de raiva há quase 40 anos, é importante continuarmos o trabalho de divulgação para que todos os animais sejam vacinados. Aliás, este trabalho só é possível graças à colaboração de parceiros, a quem agradecemos antecipadamente”, ressalta o rotariano Douglas Maccagnan, responsável pela organização da campanha.


Fonte: Da Redação


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários