CRCSP protagoniza o Outubro Rosa

Evento realizado pela Comissão Mulher tem parceria do Sescom


O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), através da ‘Comissão Mulher’ e em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-Sp), promove a campanha de prevenção do câncer de mama e de doação de lenços para o Instituto Oncoguia.

O CRCSP desenvolve a campanha ‘Outubro Rosa’, um movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Como forma de promover a conscientização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo, o CRCSP protagonizará evento com palestras de conscientização.

O ‘Outubro Rosa’ também serve para o desenvolvimento da campanha de doação de lenços ao Instituto Oncoguia, ‘associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy’.

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100.000 mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição. Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção. É isso que impulsiona o ‘Outubro Rosa’, um mês dedica à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantindo prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

O ‘Outubro Rosa’ é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

Esta campanha lembra às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up ao ano, lembrando que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. Se detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes. Sinais e sintomas: secreção no mamilo; nódulos (caroços) palpáveis na axila; nódulos na mama, com ou sem dor; alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja.


Fonte: assessoria de comunicação do CRCSP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários