Apresentados dados e informações sobre comércio exterior
Palestra promovida pelo Banco do Brasil foi realizada no auditório da ACE-Matão
- Postado por Natali Galvao |
- sábado, 18 de janeiro de 2025 | 13:05 hs
No Auditório 'Oscar Lúcio Baldan'. Lucas Galati, Joelson Fernandes, Frederico Santos, Guilherme Antoniosi, Filipe Barros, Antonio Travensolo, Márcia Henriques, Ana Paula Correa e Antônio Agu
Foto: Rogério Bordignon
Na quarta-feira (15) foi realizado o evento gratuito ‘Banco do Brasil de Comércio Exterior’, com a participação de gerentes e representantes do Banco do Brasil e a parceria da Associação Comercial e Empresarial (ACE-Matão), que cedeu o seu Auditório ‘Oscar Lúcio Baldan’ e auxiliou na divulgação. O Banco do Brasil perspectiva a realização de outros eventos.
A abertura foi feita por Filipe Chinen de Barros (gerente geral da Agência Matão do BB). Na sequência, Joelson Figueiredo Fernandes (gerente regional de Negócios Internacionais) apresentou palestra que mostrou dados das balanças comerciais do país, do estado de São Paulo e de Matão, destacando a importância do município no comércio exterior e examinado o percentual e os principais produtos exportados e importados pelas empresas matonenses.
Também foi descrita a estrutura de negócios internacionais do Banco do Brasil dentro e fora do país e de sua rede de atendimento com a localização dos seus escritórios e centros especializados de apoio aos clientes e às agências. Outro ponto foram os comentários referentes ao tripé do mecanismo de apoio aos negócios internacionais: crédito, garantias e proteção financeira.
O crédito de comércio exterior teve destaque, com informações e características das principais linhas, como Financiamento à Importação (Finimp), Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), Programa de Financiamento às Exportações (Proex), BB Crédito Exportação e Empréstimo Financeiro Direto (Lei nº 4.131).
Na ocasião, a equipe do Banco do Brasil também contou com Ana Paula Correa (gerente de relacionamento de Pessoa Jurídica), Antonio Augusto Travensolo (gerente de relacionamento PJ), Guilherme Augusto da Costa Antoniosi (assistente PJ), Márcia Elisabete Chaves Henriques (assistente PJ), os quatro da Agência Matão do BB, assim como Frederico Pereira Amaral dos Santos (superintendente regional) e Antônio Carlos Aguiar Júnior (consultor regional PJ). A ACE-Matão foi representada por Lucas Canassa Galati (2º tesoureiro).
BALANÇA COMERCIAL
De acordo com os números apresentados por Joelson Fernandes em sua palestra – oriundos do Comex Stat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) –, em 2024, o Brasil exportou 337 bilhões de dólares e importou 262 bilhões, obtendo saldo positivo de 74,55 bilhões. O estado de São Paulo obteve saldo negativo de 4,9 bilhões, decorrente de 70,91 bilhões exportados e 75,84 bilhões importados. Matão exportou 1,4 bilhão e importou 55 milhões, obtendo saldo positivo de 1,34 bilhão. O município, em 2024, foi o 45º maior exportador do Brasil e o 10º maior exportador do estado de São Paulo.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários