/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Matão recebe Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização


Matão recebe Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Metodologia de ensino, estratégia formativa para professores, avaliação constante e investimentos em infraestrutura explicam a qualidade do ensino público local

Rede municipal de ensino está dentro dos parâmetros estipulados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, está inscrita no programa do Governo Federal, cuja iniciativa visa avaliar e reconhecer o trabalho voltado à alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, bem como recuperar a aprendizagem de estudantes do 3º, 4º e 5º anos afetados pela pandemia de covid-19.

“Parabenizamos os professores, estudantes, diretores, mães e pais por mais essa conquista que demonstra a qualidade do nosso ensino público municipal, fato que tem a ver com a dedicação de todos os professores e diretores, bem como o potencial de nossos estudantes para a superação e avanço constante”, avaliou o prefeito Cido Ferrari. 

O Selo Nacional conquistado por Matão significa que a rede municipal de ensino está dentro dos parâmetros estipulados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do programa ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, e que atingiu os indicadores de qualidade na aprendizagem.
 
A adesão ao programa é voluntária, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Para obtenção do ‘Selo’, é considerado como critério, aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero e tem como objetivo a colaboração e fortalecimento da cooperação entre estados e municípios.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani, “a rede municipal realiza um plano de ensino voltado à alfabetização na idade certa e recuperação da aprendizagem, sendo que os resultados são monitorados pelo MEC”.

Na concepção do secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), “a conquista do Selo favorece o recebimento de apoio técnico e financeiro para melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais, bem como a oferta de materiais didáticos, por meio de um sistema de avaliação constante da alfabetização, sugerindo estratégias formativas e orientações curriculares”.

Para viabilizar o programa, o MEC instituiu a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), gerida por articuladores pedagógicos, de modo que as Secretarias Municipais também contam com articuladores (professores) que organizam o processo a fim de cumprir com os requisitos para a conquista do Selo. Tendo como articuladora a professora Andrea Andreatti de Moraes, Matão atingiu 90% dos critérios avaliativos e há previsão de que os municípios com 100% recebam o Selo em cerimônia de entrega em Brasília (DF), ainda no início deste ano de 2025.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários