Diretoria da OAB-Matão encerra ciclo de 12 anos
Paulo Bernardi faz um balanço dos trabalhos
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 20 de dezembro de 2024 | 12:42 hs
Paulo Bernardi. Presidente da OAB-Matão desde 2013 continuará como vice
Foto: Rogério Bordignon
No último dia 12, no Auditório ‘Luiz Roberto Ferrante’ da Casa da Advocacia e da Cidadania ‘Carlos Alberto Bondioli’ (sede da 82ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil), a OAB-Matão realizou cerimônia de encerramento de gestão e apresentou a nova Diretoria para o triênio 2025-2027. No final de 2024, Paulo Augusto Bernardi finalizará um ciclo de 12 anos como presidente da entidade.
Com Bernardi, encerram o mandato 2022-2024 o vice-presidente Paulo Roberto Caruzo, o secretário geral Fábio Aparecido Alberto, a secretária adjunta Carolina Gallotti e a tesoureira Andreia de Souza Pinotti. Fábio Alberto será o próximo presidente e Bernardi, o vice. Integrarão a nova diretoria o secretário geral Geovanni Júlio dos Santos, a secretária adjunta Márcia Pinto Sobrinho e a tesoureira Fabiana Frigo Pires.
A Mesa Diretora reuniu Paulo Bernardi, Paulo Caruzo, Fábio Alberto, Geovanni dos Santos e Fabiana Pires e a Extensão da Mesa foi formada por Marco César Gussoni (ex-presidente da OAB-Catanduva e ex-conselheiro da OAB-SP), Antonio Augusto Inácio dos Santos (procurador geral do município, representando o prefeito Cido Ferrari), Bianca Cavichioni de Oliveira e Cláudio Malzoni Filho (ex-diretores da OAB-Matão) e Gisela Maria Tortorello (representante das comissões da OAB-Matão).
Entre os presentes, destaque para Roberto Luiz Cadioli (2º vice-diretor do Ciesp-Matão e vice-presidente do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’), José Carlos Chiozzini (diretor administrativo do hospital), Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região), Geraldo Lesbão Meira (Mineiro, secretário municipal de Serviços Públicos e Manutenção), a família Galli (Antonio, Regina e Marcelo) e familiares de Bernardi.
Pronunciamentos foram feitos por Paulo Bernardi, Fábio Alberto, Marco Gussoni, Zela Tortorello e Helder Bernardi Neto. Homenagens marcaram o momento de transição, com placas destinadas para Paulo Bernardi, Paulo Caruzo e Andréia Pinotti, pois estes três diretores integraram a todos os 12 anos dos quatro mandatos trienais desde 2013. Uma segunda fotografia de Paulo Bernardi foi entronizada na Galeria de Presidentes da OAB-Matão, sendo descerrada por ele e por Paulo Caruzo.
Foi lida a mensagem de Rodolpho Bernardi ao seu pai, Paulo. O outro filho, Helder Neto, após seu depoimento, entregou um presente-surpresa ao seu pai: uma fotografia da saudosa mãe de Paulo, Ivone Maria Bussola Bernardi. Após a cerimônia foi realizada uma confraternização na Área de Lazer ‘Adail Pedro (Sabiá)’, ao som de Eduardo Martins. Sobre este ciclo de 12 anos como presidente da OAB-Matão, Paulo Bernardi foi entrevistado por A Comarca.
Como presidente da OAB-Matão, um ciclo de 12 anos se encerra.
Sim. E isso torna esse momento especial para mim e para todos que fizeram parte dessa jornada. Estamos encerrando um ciclo de 12 anos à frente da OAB-Matão, um período que, como o próprio número 12 simboliza, foi marcado por plenitude, harmonia e realização. Assim como os 12 apóstolos que propagaram sua fé, os 12 meses que organizam nosso tempo e os 12 signos que representam as complexidades do ser humano, esses 12 anos foram construídos com dedicação, propósito e união. Encerrar esse ciclo é motivo de orgulho e emoção. O número 12 simboliza a conclusão de um ciclo perfeito e assim o descrevemos: perfeitos em propósito, união e conquistas.
Este ciclo vigora desde 2013, finalizando-se na despedida de 2024.
Tudo começou em 2012, quando, com espírito de renovação e coragem, nos candidatamos como oposição. A advocacia matonense confiou em nosso projeto e esse apoio foi reforçado ao longo dos anos com reeleições consecutivas e expressivas, sempre com mais de 80% dos votos. Esses resultados refletiram não somente a aprovação do nosso trabalho, mas também a confiança que os colegas depositaram na diretoria em cada etapa dessa caminhada.
Durante este período, quais funções você exerceu em outros níveis da OAB-SP?
Nestes 12 anos tive a honra de não somente presidir a nossa subseção, mas também exercer importantes papéis em níveis regional e estadual como a presidência do Colégio de Presidentes de nossa região, onde contribuí para decisões que impactaram diretamente na advocacia do interior paulista, implantando, a nível estadual, a Tabela de Honorários de Correspondentes, uma iniciativa que nasceu como uma proposta nossa no Colégio de Presidentes e foi acolhida pela OAB-SP, tornando-se marco para a valorização do trabalho dos advogados em todo o Estado de São Paulo. Também presidi a Comissão de Relacionamento Institucional da OAB-SP com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15), representando 599 dos 645 municípios paulistas; nesse papel, trabalhamos para assegurar condições adequadas para a advocacia em momentos desafiadores, como durante a pandemia. Lutamos por critérios justos para as audiências, ousamos levar nossas reivindicações ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da nossa Seccional, bem como fizemos valer direitos de advogados e de seus clientes.
Voltando para Matão, quais as principais conquistas nesses 12 anos?
No campo de nossas relações entre poderes e na educação continuada, nos orgulha o fato de que, durante esses 12 anos, registramos zero reclamação de ofensas às prerrogativas dos advogados. Isso é resultado de um trabalho sólido e comprometido. Ressalto que as prerrogativas não são privilégios; são garantias constitucionais essenciais para que o advogado exerça sua função de forma plena e independente. Nosso compromisso foi inabalável. Construímos um diálogo respeitoso com o Poder Judiciário, o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, assim como as autoridades do Executivo e do Legislativo. Nosso relacionamento foi pautado pela ética, sem subserviência, mas com profundo respeito mútuo. Promovemos cursos e palestras que reforçaram o conhecimento sobre prerrogativas, tanto para advogados quanto para instituições parceiras. Agimos de forma proativa, identificando e resolvendo potenciais conflitos antes que se transformassem em problemas. Este resultado reflete a maturidade, o diálogo e a firmeza com que tratamos cada desafio, consolidando a OAB-Matão como referência em respeito às prerrogativas.
Mais o que destacar?
Tivemos grandes obras nesse período. Em 2017, entregamos a nova Casa da Advocacia, construída para atender as demandas da advocacia matonense com excelência, reunindo auditório para 184 lugares, climatizado, novo e moderno Datashow e sistema de som. Depois, reformamos a Sala dos Advogados na Vara do Trabalho e conquistamos uma sala ampla e confortável no prédio do Fórum. Temos uma sede equipada com tecnologia de ponta – os leitores de certificado digital – e ar-condicionado, garantindo um ambiente funcional e confortável. Construímos a Área de Lazer com recursos exclusivos da própria advocacia matonense, com orçamento de mais de R$ 30 mil. Este espaço tornou-se um símbolo de união, sendo palco de eventos memoráveis. Tivemos a ‘FeijOAB Solidária’, que reuniu mais de 5 mil pessoas ao longo de dez edições, tornando-se referência estadual, cuja iniciativa atribuo a minha querida colega e amiga Zela Tortorello. A festa se tornou um fenômeno, um sucesso, com ingressos esgotados em três dias, como ocorreu na última edição. Também tivemos o ‘Chá das Mulheres Solidário’, bem como realizamos torneios de futsal, beach tênis, truco, vôlei de areia e outras atividades que aproximaram colegas e famílias, fortalecendo os laços entre a classe. O Programa OAB Concilia, implementado com a participação ativa de nossa subseção, tornou-se uma ferramenta essencial para promover o acesso à justiça e aliviar a sobrecarga do Poder Judiciário. Foi exaltado em um dos Colégios de Presidentes de Subseção como modelo a ser seguido. Nossa gestão também transformou a Casa da Advocacia em um espaço moderno e acolhedor. Nosso compromisso com o futuro refletiu-se em ações ambientais, como o plantio de árvores nativas brasileiras na sede da Casa da Advocacia. Espécies como Ipês e Pau-Brasil foram escolhidas para enriquecer o espaço com beleza e biodiversidade, transformando nossa sede em um ambiente que une modernidade e respeito à natureza. Além disso, a OAB-Matão foi mais do que uma instituição jurídica; tornou-se um agente de transformação social. Realizamos programas e atividades que impactaram a vida de centenas de pessoas como ‘Casamentos Coletivos’, tornando o matrimônio possível para dezenas de casais; ‘Campanhas Solidárias’, arrecadando alimentos, brinquedos, fraldas geriátricas, chocolates e roupas que beneficiaram instituições locais; ‘Apoio à Educação Jurídica’, com parcerias com instituições de ensino, especialmente o Immes e a Anhanguera, oferecendo capacitação e oportunidades para estudantes e profissionais. Peço permissão para ressalvar um momento muito importante para mim, o mais especial de todos durante esses 12 anos: aconteceu no último dia 10 de outubro, quando fiz a entrega da Credencial Profissional da OAB para o meu filho, Helder Bernardi Neto.
Ninguém faz nada sozinho.
Evidentemente, ninguém constrói um legado sozinho! Expresso profunda gratidão à nossa diretoria, especialmente para Andréia Souza Pinotti, por sua sensibilidade, dedicação e visão estratégica que enriqueceram cada decisão, bem como para meu amigo Paulo Roberto Caruzo, cujas sabedoria, lealdade e paixão pela advocacia foram fundamentais em cada conquista. Também agradeço a Bianca Cavichioni de Oliveira, Paulo Roberto Lemos Silvério, João Batista Kfouri, Cláudio Malzoni Filho e Carolina Galotti, que estiveram conosco ao longo dessa trajetória. Aos presidentes e membros de todas as comissões de nossa diretoria, meu sincero obrigado. Agradeço às colaboradoras da OAB-Matão e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de São Paulo (Caasp), que desempenharam papeis fundamentais, sendo a espinha dorsal de tantas realizações. Com competência e entusiasmo, elas foram essenciais para a criação de um ambiente onde a advocacia se sentisse acolhida, representada e apoiada. Agradeço a todos os amigos, parceiros, empresários, participantes de todos os nossos eventos sociais, esportivos e culturais. Nunca nos faltou apoio. A Advocacia de Matão voltou às ruas, apoiando causas sociais, culturas e humanitárias. Mostramos a cara da OAB, afinal, somos parte integrante de nossa comunidade. Além de sermos a voz daqueles que não têm voz, temos que ir além: mostrar toda a nossa solidariedade e caridade.
O que ensejar para a próxima diretoria?
Desejo uma gestão profícua ao querido colega Fábio Aparecido Alberto, companheiro de diretoria e escolhido pelo nosso grupo para continuar e ampliar o legado que construímos juntos. Sei que o Fábio, com seu talento e dedicação, conduzirá a OAB-Matão a novos patamares, fazendo-a evoluir. A nova diretoria – da qual faço parte – é formada por profissionais qualificados e comprometidos. Estou confiante de que farão uma gestão brilhante. Que a OAB-Matão siga sendo um exemplo de ética, justiça e solidariedade. Muito obrigado! Viva a advocacia! Viva a OAB-Matão!
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários