Xadrez: Frare sagra-se campeão do 60º Campeonato Matonense
Evelin de Barros Borges foi a vencedora do 1º Campeonato Matonense Feminino
- Postado por Natali Galvao |
- sábado, 07 de dezembro de 2024 | 13:08 hs
Campeões e vice-campeões das categorias Masculino e Feminino. Fernando Frare, Anderson Viveiros, Evelin Borges e Camila Gregório
Foto: Divulgação
O Clube de Xadrez de Matão (CXM) realizou, entre os meses de setembro e novembro, o 60º Campeonato Matonense Masculino, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, que forneceu troféus e medalhas aos vencedores. A competição contou com arbitragem de Fernando Frare e Fabiano Vidoto.
Com 17 participantes, a disputa foi realizada no Sistema Suíço, em seis rodadas, com ritmo de 1 hora e 30 segundos de acréscimo por lance. Fernando Frare sagrou-se campeão com 5,5 pontos, conquistando o seu 16º título do Campeonato Matonense, sendo o maior vencedor da história da competição. Ele superou a Anderson Felipe Viveiros (vice-campeão) e Filipe Tella Guerra (terceiro colocado), ambos com 4,5 pontos.
A grande novidade foi a realização do 1º Campeonato Matonense Feminino da história do CMX. Quatro enxadristas disputaram o título no Sistema Schuring (todas contra todas), também no ritmo de 1 hora com 30 segundos de acréscimo por lance. Evelin de Barros Borges sagrou-se a primeira campeã matonense, vencendo todas as partidas e somando 3 pontos.
“Este ano foi especial, pois disputamos a 60ª edição do Campeonato Matonense, que teve a primeira edição disputada em 1942, ou seja, são mais de 80 anos de história. Além disso, ficamos muito felizes em realizar o 1º Campeonato Matonense Feminino e, a exemplo do Absoluto, espero que ele se perpetue através dos anos”, concluiu o presidente do CXM, Fernando Frare.
EM BARRINHA
Entre os dias 15 e 17 de novembro, a cidade de Barrinha sediou o I International Rating Tournament – Memorial Willian Matayoshi da Silva, evento válido para obtenção de rating oficial pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). A competição aconteceu no Anfiteatro ‘Jean Willian da Silva’ e contou com 24 enxadristas das cidades de Barrinha, Batatais, Cravinhos, Matão e Ribeirão Preto.
Organizado pelo professor Alex Fuzatto e arbitrado por Paulo Henrique de Faria, o torneio foi disputado no Sistema Suíço, em cinco rodadas, com ritmo de 1 hora e 30 segundos de acréscimo por lance. O campeão geral foi Emanuel Valentim dos Santos (de Barrinha), que somou 4,5 pontos em cinco partidas.
Representando Matão, Caio Rodolpho Guandalini e Victor Rodrigues obtiveram bons resultados. Caio ficou em 6ª lugar na classificação geral, com 2,5 pontos em cinco possíveis, enquanto Victor obteve o 2º lugar na Categoria Sub-18, também com 2,5 pontos.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
MASCULINO
Enxadrista Pontos
Fernando Frare 5,5
Anderson Viveiros 4,5
Filipe Tella Guerra 4,5
Caio Guandalini 4,0
Rafael Masselani 4,0
Victor Rodrigues 4,0
Wesley Moraes 3,5
Ricardo Alcaires 3,0
Pedro Barboza 3,0
Fabiano Vidoto 3,0
Paulo Rodrigues 3,0
Gabriel Santana 2,5
Guilherme Aguilar 2,0
João Pedro Ribeiro 2,0
Fumio Iwashima 1,5
João H. Santos 0,5
Henry Lopes 0,5
FEMININO
Enxadrista Pontos
Evelin Borges 3,0
Camila Gregório 2,0
M.Eduarda Azevedo 1,0
Rafaella Azevedo 0,0
Fonte: Natali Galvão - free lancer
Comentários