Conselheiros tutelares são homenageados
Evento ocorreu no auditório da Casa da Cultura 'Prefeito Armando Bambozzi', na segunda-feira (18)
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 22 de novembro de 2024 | 12:37 hs
Titulares. Viviane Franchetti, Andréia de Oliveira, Ellen Ricci, Maria Minotti e Ana Ignácio são as atuais conselheiras tutelares
Foto: Rogério Bordignon
Na manhã da segunda-feira (18) foi realizada uma solenidade em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar, no auditório da Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’. Organizado por Alessandra Cardoso de Azevedo (presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA) e membros da Comissão de Eventos do CMDCA – Elisa Gatti, Juliano Jacopini e Patrícia Morais –, o evento contou com diretoras e representantes de unidades educacionais de Matão. A apresentação foi feita por Murilo Augusto Fatori (educador social do Programa Pescar da Citrosuco-Matão e vice-presidente do CMDCA).
Além de Alessandra, que também coordena o Projeto SOS Cidadania do Núcleo Assistencial Espírita ‘Edo Mariani’, foram destacados: Cleber Pereira Defina (promotor de Justiça), Murillo Trevisanello Pinotti (diretor municipal do Departamento de Apoio e Fomento a Programas Sociais), os vereadores Davison José Tosadori (Davison Sensei, 1º secretário da Câmara Municipal) e Luiz Francisco Fernandes (Pelanca), Diego Mingorance (vice-prefeito eleito) e Wagner Galdino (diretor administrativo do Gabinete do Prefeito, representante do prefeito Cido Ferrari).
Com exceção a Luiz Fernandes, todos discursaram no intuito de celebrar e reconhecer a coragem, a dedicação e o compromisso do Conselho Tutelar de Matão, que trabalha diariamente para assegurar os direitos de crianças e adolescentes. As conselheiras tutelares titulares são Ana Maria Ignácio, Andréia Cristina Mendes de Oliveira, Ellen Cristina Ricci, Maria Aparecida Minotti e Viviane Franchetti Rodrigues de Moraes. Os suplentes são Giovanna Maria Verdi Melocro e Paulo Eduardo Zabaglia.
Antes dos depoimentos houve apresentação do coral formado pelas crianças do Projeto SOS Cidadania, regido pelo professor Júlio César Miguel. A apresentação dos dados e realizações do Conselho Tutelar foi feita por Ana Maria Ignácio, que compartilhou um resumo sobre as atividades, os desafios e as conquistas da instituição no período de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024. Na sequência houve a dinâmica interativa de ‘Mitos e Verdades’, proporcionando uma visão mais clara do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar, visando derrubar preconceitos e mal-entendidos.
Membros do CMDCA e da Comissão de Eventos entregaram lembranças e certificados, em reconhecimento aos desafios enfrentados e conquistas alcançadas pelos conselheiros tutelares. “O papel do Conselho Tutelar em nossa sociedade é fundamental, pois se trata da linha de frente na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, enfrentando com coragem e determinação os desafios que muitas vezes colocam à prova não somente o profissionalismo, mas também a humanidade de cada um”, leu Wagner Galdino, palavras do prefeito Cido Ferrari.
O texto lido também ressaltou que “as reivindicações trazidas à administração são justas e merecem nossa atenção. Reitero o compromisso de continuar dialogando, ouvindo demandas e trabalhando para proporcionar melhores condições para que desempenhem trabalhos com eficiência, dignidade e segurança. O Conselho Tutelar deve trabalhar em colegiado, valorizando o respeito mútuo, o diálogo e o acolhimento. São esses pilares que fortalecem a missão de proteger os mais vulneráveis, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos respeitados”.
“Reconhecemos o quanto é inspirador este trabalho idôneo, respeitoso e repleto de carinho. Vocês são agentes de transformação social e merecem todas as vibrações positivas para que continuem desempenhando missão tão nobre e essencial. Sigam firmes a caminhada, sabendo que têm o apoio e a gratidão da comunidade, bem como de nossa administração. Que juntos construamos um futuro cada vez mais justo e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. Parabéns a todos os conselheiros tutelares! Muito obrigado!”, completou Wagner a leitura das palavras de Cido Ferrari.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários