Ciesp-Matão reuniu gestores de Recursos Humanos
Grupo participou de palestra sobre 'Lei de Cotas', no Senai-Matão
- Postado por Natali Galvao |
- terça, 19 de novembro de 2024 | 09:14 hs
Primeiro encontro. Grupo de pessoas relacionadas ao setor de RH de empresas associadas ao Ciesp-Matão ouviu palestra ministrada por Luiz Fernando Zuin
Foto: Rogério Bordignon
Na manhã da terça-feira (12), a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Matão) realizou, no Centro de Treinamento ‘Oscar Lúcio Baldan’ (Senai-Matão), um evento direcionado a representantes do setor de Recursos Humanos (RH) de indústrias associadas à entidade, integrantes do Grupo de RH.
“Com o mesmo grupo, outros encontros mensais com temas variados ocorrerão a partir de janeiro de 2025. Com o aval da nossa Diretoria – Alex Antoniosi (diretor titular), Walter Baldan Filho (1º vice-diretor) e Roberto Luiz Cadioli (2º vice-diretor) –, também pretendemos formar grupos e promover encontros com representantes de outros setores industriais”, resume Isabelle Bambozzi, coordenadora regional do Ciesp-Matão.
Na organização do evento, Isabelle contou com Vanderléia Freitas (Léia) e Gabrielle Prevelato, respectivas auxiliar administrativa e estagiária do Ciesp-Matão. “Agradecemos ao Senai-Matão, através do diretor Paulo Sergio Sassi (também diretor do Senai-Araraquara) e do coordenador de Relacionamento com a Indústria, Alexandre Sotta. Obrigado ao Virgílio Pimenta de Pádua, proprietário do Café dos Ingleses, por ter oferecido o nosso café da manhã”, cita a coordenadora.
Após a abertura de Isabelle aconteceram os pronunciamentos de Alexandre Sotta e Murillo Trevisanello Pinotti (diretor municipal de Programas Sociais). Ambos afirmaram que as portas do Senai e da Prefeitura de Matão continuam abertas para parcerias com empresas locais, citando intercâmbios da entidade e do Poder Executivo com a indústria matonense e apontando para mais perspectivas no contexto do desenvolvimento empresarial e da comunidade matonense.
O evento contou com representantes das seguintes empresas: Antoniosi Tecnologia Agroindustrial, Aruá Comércio e Serviços, Baldan Implementos e Máquinas Agrícolas, Bussola Ferramentas Agrícolas, Cadioli Implementos Agrícolas, Confecções Elite, CP Kelco, HDS MecPar Indústria e Comércio, Fundição JCV, Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas Tatu, Predilecta Alimentos e Supley Laboratório de Alimentos e Suplementos Nutricionais.
PALESTRA
O tema da palestra deste encontro com gestores de RH foi ‘Lei de Cotas: caminhos e possibilidades para inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho’, desenvolvido por Luiz Fernando Zuin, doutor em Educação Especial, mestre na área da Educação, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento (ABA), especialista em Deficiência Intelectual, graduado em Pedagogia e em Administração de Empresas.
Coordenador de Educação da Feapaes, Luiz Fernando é diretor da Apae-Matão, onde soma experiência profissional de 21 anos. Detentor de outros atributos e atividades profissionais, inclusive particulares, ele comentou sobre como a sociedade olha para a pessoa com deficiência; sobre as dificuldades e inseguranças vividas por pessoas com deficiências, destacando relacionamentos com o meio empresarial; tópicos da legislação brasileira inerente às pessoas com deficiências.
Também salientou o direito ao trabalho; aspectos sociais, frisando que é imprescindível a construção da cultura inclusiva e de suporte adequado, permitindo que o potencial das pessoas com deficiência intelectual possa se reverter efetivamente em trabalho e resultados; destacou as conquistas de parcerias entre a Apae-Matão e empresas, pois desde quando o surgiu o Programa Emprega Apae, há 24 anos, foram incluídas 150 pessoas no mercado de trabalho, entre alunos, ex-alunos e público externo.
Como objetivo geral, a palestra de Luiz Fernando ressaltou a necessidade da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, que, por meio de equipe capacitada na metodologia de Emprego Apoiado, oferece suporte às empresas em todas as etapas da contratação, cumprindo integralmente a ‘Lei de Cotas’. “Nosso papel é o de contribuir para que pessoas com deficiência possam encontrar um trabalho, gerando renda e sua permanência no mercado de trabalho através do apoio”, sintetiza Luiz Fernando.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários