Prefeitura define ações do PVE 2018

Primeira mobilização social da Parceria Votorantim pela Educação será realizada no dia 9 de junho

Claudio Coelho (Citrosuco) salienta a parceria entre Grupo Votorantim e Prefeitura

Após reafirmar acordo, na sexta feira (6), mobilizadores sociais do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) estiverem reunidos para debater e traçar propostas de trabalho para 2018. A reunião aconteceu nas dependências da empresa Citrosuco e contou com a presença de representantes das secretarias de Educação e Cultura e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, professores da rede municipal de ensino, voluntários do Núcleo de Inclusão Digital, Faculdade Anhanguera, Etec ‘Dr. Sylvio de Mattos Carvalho’, bem como membros do Conselho Tutelar, integrantes do Rotary Club de Matão, participantes do Grupo Matão + Verde, funcionários da Citrosuco e representantes da sociedade.

O grupo recordou as ações do programa desenvolvido em 2017, cujo tema foi ‘Ambientes de Aprendizagem’, e selecionaram atividades pertinentes para a primeira mobilização deste ano, marcada para o dia 9 de junho. Esta ação acontecerá na Praça ‘Dr. Leônidas Calígola Bastia’, das 9 às 13 horas, e terá como objetivo criar espaços de leitura, seja nas escolas, em praças públicas, centro de especialidades, núcleos comunitários, dentre outros locais, visando o interesse e a prática da leitura.

Cláudio Coelho Filho, diretor de Operações da Citrosuco, ressaltou durante o evento que este ano de 2018 marca o centenário do Grupo Votorantim. “O nosso trabalho é pautado em estabelecer a educação como meta no cenário de atuações. Através de corporações, o grupo firmou acordos com mais de 100 municípios e, neste ano, atuará com a temática ‘Mobilização pela leitura. Estar presente faz a diferença’.

Margareth Ribeiro da Silva, gestora da área de Responsabilidade Social da Citrosuco, argumenta que a temática sobre a leitura visa estimular o conhecimento e as integrações com a cultura. “A leitura proporciona aumento de repertório para crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como favorece o letramento e a interpretação de textos”, ressalta. A proposta deste ano reforça as diretrizes de capacitação para que estudantes possam estar ainda mais qualificados para provas como o Enem.

A secretária de Educação e Cultura, Débora Milani, destacou a importância da parceria entre o Grupo Votorantim e a Prefeitura de Matão e enfatizou que a leitura possibilita abrir novos horizontes, além de estimular novas lideranças. “Estamos investindo em estudantes mais críticos, em cidadãos mais conscientes. A leitura é uma ferramenta que permite aproximação do universo escolar com o universo social, promove conhecimento interno do indivíduo e, sobretudo, é também um elemento fundamental para a saúde, já que estudos científicos no campo da neurologia asseguram que o indivíduo com hábito de leitura conta com melhor desempenho de memória”, afirma.

Ao final da reunião foram apresentados resultados dos 103 municípios participantes do PVE em 2017. Matão foi uma das cidades que mais obteve destaque, atingindo 220% de avanço nas matrizes de habilidades e competências da Gestão Educacional. “Ficamos muito felizes com o resultado do ano passado. Esse índice comprova que a participação da sociedade no processo educativo e o trabalho desenvolvido pelas equipes das instituições de ensino colaboram com o rendimento dos estudantes no processo escolar. Somos gratos ao prefeito Edinardo Esquetini pelo apoio a este relevante projeto”, ressalta Débora Milani.


Fonte: A.I.P.


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários