Jacque Falcheti sai em turnê em busca das compositoras do estado
Artista nômade percorre 20 cidades do interior paulista a bordo de um motorhome, convidando cantautoras locais para participar dos shows
- Postado por Natali Galvao |
- terça, 29 de outubro de 2024 | 08:38 hs
Jacque Falcheti. Show a ser apresentado na próxima terça-feira (29), às 20 horas, na Biblioteca Municipal, terá a participação da cantautora matonense Ana Otrente
Foto: Divulgação
Entre os meses de outubro e janeiro, a musicista Jacque Falcheti vai percorrer, a bordo de um motorhome (carro com casa dentro), 20 cidades paulistas, começando a primeira rota por Matão, Americana, Indaiatuba, Jundiaí, Mairiporã e Santa Rita do Passa Quatro.
Depois, na segunda rota, será a vez de Santa Bárbara d’Oeste, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Ubatuba, São Sebastião, Bertioga e Itanhaém. E fechando a terceira rota, a turnê chega em São José do Rio Preto, Votuporanga, Ilha Solteira, Adamantina, Presidente Prudente, Botucatu e Bauru.
Em Matão, Jacque Falcheti se apresentará na Biblioteca Municipal ‘Profª Maria de Lourdes Lian’, na próxima terça-feira (29), às 20 horas. O repertório é composto por músicas do álbum ‘Crua’ (o sexto da carreira da artista), que traz, em um formato minimalista de voz e violão, composições inéditas que Jacque fez durante suas viagens pelo mundo, abordando temas como a solidão, o tempo, baleias, gaivotas e o amor. O show terá a participação da cantautora matonense Ana Otrente.
A turnê ‘Cantautoras de SP’, de Jacque Falcheti, é realizada com recursos do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas), do Governo Federal (Ministério da Cultura) e da Lei Paulo Gustavo, visando – além dos shows com as convidadas – fazer um mapeamento das mulheres que compõem e cantam suas próprias músicas. Este mapeamento ficará disponível no site da artista.
O termo ‘cantautor’ se popularizou na Europa, na década de 1960, principalmente na Itália e na Espanha. É utilizado para se referir a artistas musicais que compõem e cantam suas próprias músicas.
A ARTISTA
Cantora, compositora e escritora, Jacque Falcheti realizou turnês por 16 países da Europa, África e América Latina. Foi premiada em editais culturais do Brasil e também no exterior. É formada em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no curso de MPB/Jazz – Canto Popular do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí.
Depois de cinco álbuns lançados e premiados, com mais de 400 mil plays nas plataformas digitais, em 2022 Jacque Falcheti lançou seu projeto solo e autoral, num formato minimalista de voz e violão. O álbum ‘Crua’ foi premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo e teve shows de lançamento em seis estados do Brasil e em capitais da Europa como Lisboa (Portugal), Berlim (Alemanha), Tallinn (Estônia), Bruxelas (Bélgica), Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), entre outras. Em 2024, Jacque comemora dois anos do álbum ‘Crua’ com lançamento de livro e uma turnê por 40 cidades do Brasil e oito países.
Fonte: Da Redação
Comentários