/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Marlui Miranda canta em Matão


Marlui Miranda canta em Matão

Cantora apresentará o show 'Fala de Bicho, Fala de Gente' acompanhada pelo violonista Paulo Bellinati

Atração. Marlui Miranda também ministrará oficina sobre Musicalidade Indígena
Foto: Divulgação

Matão receberá uma das artistas mais importantes na pesquisa da música indígena do país: Marlui Miranda. Neste sábado (27), às 20h30, a cantora apresentará o show ‘Fala de Bicho, Fala de Gente’ na Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, acompanhada pelo violonista Paulo Bellinati.

O espetáculo busca mesclar elementos musicais brasileiros e estrangeiros, proporcionando uma experiência universalista sobre os povos originários. E para encerrar o Fórum de Cultura Indígena com ‘chave de ouro’, no domingo (28), às 16 horas, Marlui Miranda e Paulo Bellinati ministrarão uma oficina sobre Musicalidade Indígena, na Casa da Cultura.

“Os povos indígenas nos presenteiam com uma herança cultural única, que deve ser valorizada e compartilhada por todos. Portanto, além do espetáculo de Marlui Miranda, a Prefeitura de Matão está oferecendo uma série de eventos em celebração à cultura indígena. Esperamos que a população compareça, pois são atrações imperdíveis, enriquecedoras e muito significativas para nossa identidade como brasileiros”, citou o prefeito Cido Ferrari.

Na quinta-feira (25), o Fórum da Cultura Indígena foi aberto com a exibição do curta-metragem ‘Festa de Pajés’, dirigido por Iberê Périssé. A programação continua nesta sexta-feira (26) com o grupo indígena Sabuká, da Aldeia Kariri Xocó (Alagoas), apresentando cantos, danças tradicionais e artesanato. O evento acontecerá em dois horários, sendo das 8h30 às 10h30 na Casa Pipa (acesso pela Rua Vicente Russo, AzulVille) e das 13h30 às 15h30 na Casa da Cultura.

Na mesma data, às 19h30, o Fórum receberá Joemir Pinotti de Oliveira para uma roda de conversa sobre ‘Posse e Propriedade das Terras Indígenas’. O debate abordará a evolução das leis impostas pelos colonizadores portugueses, as entidades representativas, as divergências culturais e a preservação ambiental em meio à exploração e ao domínio externo.
 

 

O SHOW

 

No show ‘Fala de Bicho, Fala de Gente’, Marlui Miranda e Paulo Bellinati combinam elementos musicais brasileiros e estrangeiros, como influências africanas e celtas, para criar uma expressão universalista na música Juruna. Encerrando as atividades do Fórum, a oficina sobre Musicalidade Indígena é aberta a todas as pessoas. As inscrições estão abertas desde o dia 23, na Casa da Cultura ou pelo WhatsApp (16) 3382-6640.

Marlui Miranda é cantora, compositora, arranjadora e dedica-se há quase três décadas à pesquisa e produção musical na área da música indígena no Brasil. Reconhecida como a principal intérprete e pesquisadora dessa cultura musical, Marlui se une ao violonista Paulo Belinati, arranjador e instrumentista integrante do Grupo Pau Brasil, para esta oferecer este final de semana de muita arte e conhecimento para Matão.

“Reforçar a cultura ao reconhecer a contribuição dos povos indígenas na formação brasileira é emergencial. O Departamento de Cultura, ao ofertar essa programação plural, cumpre um papel fundamental de ampliar o repertório dos cidadãos ao tempo que possibilita troca e contato com novas-ancestrais sabedorias. Agradecemos ao prefeito Cido Ferrari, pelo empenho em ampliar essas políticas públicas; aos indígenas que estão conosco nesses dias; aos filhos de Matão que carregam sangue indígena; e especialmente a Marlui Miranda que encantará nossa programação”, reforça o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

Todas as participações no Fórum de Cultura Indígena são gratuitas. E o Departamento de Cultura segue aceitando doações voluntárias de caixas de leite que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade. Mais informações podem ser obtidas na Casa da Cultura ou pelo WhatsApp (16) 3382-6640.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários