/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Agrishow 2024 promete inovações


Agrishow 2024 promete inovações

Presidida por João Carlos Marchesan, feira acontecerá na próxima semana com 100 novos expositores

João Carlos Marchesan. "É uma honra ser presidente nessa 29ª edição, momento em que a Agrishow conta com 800 empresas participantes"
Foto: Rogério Bordignon

A 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) começará na segunda-feira (29) e será encerrada na sexta-feira (3), recebendo os visitantes das 8 às 18 horas, na altura do quilômetro 321 da Rodovia ‘Prefeito Antônio Duarte Nogueira’, integrada ao Anel Viário de Ribeirão Preto.

A Agrishow 2024 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país. Integram este grupo: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). A organização é da Informa Markets.

João Carlos Marchesan é o segundo matonense a presidir a Agrishow (sucedendo a Francisco Matturo), cabendo a ele exercer a função no biênio 2024-2025. O empresário é comendador e grão-mestre da Ordem do Mérito Industrial de São Paulo, um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e primeiro vice-presidente do Conselho da Abimaq/Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Sindimaq). Segue entrevista com João Marchesan.

 

Qual é a expectativa de público visitante para esta edição da Agrishow?

A expectativa é de que o evento receba mais de 195 mil visitantes, entre pequenos, médios e grandes produtores rurais, bem como profissionais e técnicos do agronegócio vindos de todo o Brasil e de mais de 50 países, reunindo um público comprometido com o crescimento do setor num espaço de 520 mil m².

 

A feira terá quantos expositores?

Serão 800 marcas expositoras, nacionais e internacionais, incluindo 100 expositores estreantes. Estas empresas trazem para a feira o que há de mais recente no mercado em tecnologia para o agronegócio. Além de companhias nacionais líderes em diversos segmentos, a Agrishow também conta com a participação de grupos empresariais de países como Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong. Para facilitar o acesso ao crédito e estimular novos negócios, diversas instituições financeiras também estarão presentes durante os cinco dias de evento.

 

As empresas brasileiras estão bem preparadas para competir com o que o mundo traz para a Agrishow?

A indústria brasileira de máquinas agrícolas sempre esteve e continua muito bem preparada para atender a demanda. O setor investiu muito nesses últimos anos e continua investindo para aumentar e modernizar sua capacidade de produção. É importante notar que o contínuo aperfeiçoamento das máquinas e implementos agrícolas e o advento da digitalização na agricultura constituem importante fator de aumento da produtividade das lavouras e da competitividade do agronegócio brasileiro. Poderemos ver o que afirmo, na prática, na Agrishow 2024.

 

Em quais segmentos haverá inovações tecnológicas?

Em vários: tratores, máquinas e implementos agrícolas; soluções para agricultura de precisão; novidades para agricultura familiar; armazenagem em silos e armazéns; corretivos; fertilizantes e defensivos; equipamentos para irrigação e de segurança (EPI); ferramentas diversas; financiamentos e serviços financeiros; máquinas para construção; peças, autopeças e pneus; equipamentos e produtos para pecuária; produção de biodiesel, sacarias e embalagens; seguros, sementes, software e hardware; transportes; telas, arames e cercas; válvulas, bombas e motores, entre outros.

 

Qual é a expectativa quanto ao volume financeiro que girará na feira?

Em 2023, a Agrishow registrou R$ 13,29 bilhões em negócios iniciados entre expositores e visitantes, representando um aumento de 18% em relação à edição anterior. Para 2024, a expectativa é positiva no sentido de que o volume de negócios seja semelhante ao do ano passado, sem quedas ou aumentos bruscos. Em relação à geração de negócios locais e regionais, a previsão é de que feira estimule a movimentação de mais de R$ 500 milhões na economia de Ribeirão Preto e cidades vizinhas, considerando os gastos dos visitantes em transporte, hospedagem, alimentação e outras atividades. Além disso, cerca de 7.000 trabalhadores devem se credenciar para atuar de alguma forma no evento, seja na montagem, realização ou desmontagem.

 

A estrutura sempre pode ser aprimorada. O que estará melhor nesta Agrishow?

Para garantir uma experiência melhor aos visitantes e expositores, a organização realiza investimentos na infraestrutura, aprimorando diversas áreas. As praças de alimentação oferecerão maior variedade de refeições e serão 13 no total, com restaurantes, lanchonetes e food trucks. Além disso, foram ampliadas as estruturas de banheiros e sua operação foi remodelada para oferecer mais conforto e praticidade aos visitantes, que também contarão com diversos pontos de hidratação. Em relação à mobilidade, o plano para 2024 agiu no alargamento de vias internas, ampliou as áreas de estacionamento e otimizou seus acessos com o objetivo de absorver o fluxo de visitantes o mais rápido possível para as áreas da feira. E para deixar o evento, foram criadas saídas novas que dão acesso a pontos de melhor vazão na Rodovia ‘Prefeito Antônio Duarte Nogueira’ e em outras vias do entorno. Desde janeiro já era possível adquirir os tickets de estacionamento por meio do site oficial da Agrishow, agilizando o processo de entrada no evento. Os serviços Sem Parar e Taggy também serão aceitos nos estacionamentos do local. Teremos pontos alternativos de estacionamento espalhados por Ribeirão Preto, como a Arena NicNet e os hotéis Mont Blanc e Wyndham Garden, permitindo que os visitantes deixem seus carros e utilizem um translado gratuito até a feira.

 

Cite algumas das principais atrações da feira.

O Agrishow Labs; Agrishow Para Elas; Lounge dos Embaixadores; Pavilhão de Artesanais e diversas ações de sustentabilidade, como doação de marmitas; ações recicláveis; energia solar; destino de resíduos de madeiras para geração de energia, paisagismo e outras iniciativas, evitando o seu descarte no meio ambiente; Patrulha de Energia; ponto de acolhimento para motoristas de caravanas, da Rede Graal; apoio ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gracc); local para o Hemocentro; ações de bem-estar; food trucks, contratação de pessoas com mais de 50 anos de idade para atuar nos dias da feira; distribuição de mudas de espécies nativas no estande da Macboot e Agrishow Experience. Mais informações podem ser obtidas ao acessar o site www.agrishow.com.br.

 

Matão é o município com mais empresas na Agrishow. Qual a sensação de ser matonense, empresário e presidente da Agrishow?

É uma enorme satisfação, um orgulho muito grande, também pelo motivo de ser um dos fundadores da Agrishow em 1994, acompanhando e presenciando toda evolução nesses 30 anos, já que é a maior feira em campo aberto do mundo. É uma honra ser presidente nessa 29ª edição, momento em que a Agrishow conta com 800 empresas participantes.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários