/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Mulheres do Saneamento: a força e a valorização do talento feminino


Mulheres do Saneamento: a força e a valorização do talento feminino

No quadro de colaboradores da Águas de Matão figuram mulheres que desempenham papéis estratégicos

Fernanda Paulino Cordeiro e Tania Mara dos Santos. Colaboradoras da Águas de Matão trabalham para fazer a diferença na cidade
Foto: Divulgação

Trabalhar numa área que muda a vida das pessoas, que leva mais saúde, mais qualidade de vida, mais dignidade à população, além de ter efetiva participação na preservação do meio ambiente é um privilégio. Essa é a realidade do saneamento, área que vem ganhando destaque nos últimos anos, especialmente depois do Marco Regulatório do Saneamento, que tem como metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.

A situação ainda é alarmante: uma em cada duas pessoas no Brasil não tem oferta adequada de água potável e banheiros, além de carência na coleta ou tratamento de esgoto. Matão segue na contramão dessa dura realidade, uma vez que alcançou a universalização do saneamento. E assim como em tantos outros setores, o saneamento também faz parte da vida de muitas mulheres.

No quadro de colaboradores da Águas de Matão, por exemplo, figuram mulheres que, além de serem valorizadas na empresa, desempenham papéis estratégicos. Como duas delas, que trabalham para fazer a diferença na cidade onde vivem: a leiturista Tania Mara dos Santos e a supervisora comercial Fernanda Paulino Cordeiro.

 

EMPATIA E COMPROMETIMENTO

 

Tania caminha pela cidade de Matão, debaixo de sol e de chuva, no calor e no frio, fazendo a leitura de hidrômetros. Mas muito mais do que o trabalho técnico, Tania espalha seu sorriso todos os dias, por onde passa.

“Faço parte da Aegea, que aqui é a Águas de Matão, há 10 anos e tenho muita gratidão e muito orgulho. Gratidão porque a empresa reconhece o meu trabalho e um orgulho muito grande pela equipe que faço parte”, afirma.

Para ela, “Trabalhar com saneamento básico é muito gratificante porque levamos água às casas das pessoas, levamos dignidade. Estou há dez anos e espero estar daqui a 10 anos”.

 

A FORÇA DA MULHER

 

O sorriso que Tania espalha nas ruas também é marca registrada no dia a dia da Fernanda. E a supervisora tem muito orgulho do que faz. “Por meio do meu trabalho, ajudo pessoas a terem acesso a um serviço de qualidade, com atendimento humanizado e personalizado, sanando suas dúvidas e orientando sobre o consumo consciente da água”, afirma.

Para ela, o saneamento lhe dá oportunidade de ajudar a transformar a vida das pessoas, levando qualidade de vida, saúde, preservação do meio ambiente e dignidade humana. “Ser uma mulher do saneamento é ser resiliente, é garantir oportunidades, contribuindo para um desenvolvimento sustentável”, conclui.

 

ESG E VALORIZAÇÃO FEMININA

 

A Aegea Saneamento, da qual a Águas de Matão faz parte, tem compromisso com metas que reforçam uma atuação sustentável e iniciativas que valorizam o meio ambiente, a igualdade e a diversidade.

Desta forma, vai além de nossas metas contratuais, desenvolvendo as melhores práticas em ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança).

Entre as diversas metas definidas, está o aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança.

Para as colaboradoras da Águas de Matão, esse compromisso da empresa é traduzido no dia a dia, pelo respeito e a valorização do talento feminino, dando abertura para o constante aperfeiçoamento técnico e pessoal.

É por isso que as mulheres da Águas de Matão sabem que, quando a gente cuida, a vida acontece!

 


Fonte: Ude Valentini - Comunicação Aegea


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários